Blogueiros e escritores em geral,sabem o trabalho que dá escrever um bom texto,corrigir,e publicar.E realmente é de deixar qualquer um puto,ver o texto ser publicado sem autorização,e pior,sem os devidos créditos.Uma questão delicada,mas que desperta ainda intensos debates entre blogueiros.Somando-se a isso,existe uma linha tênue que separa a cópia do plágio.Assim,temos que:
Cópia:texto ou elementos de um,com os devidos creditos ao autor bem como sua devida autorização
Plágio:copia do texto,artigo,montagem,video de alguém,sem dar os creditos,ou pior,dizendo-se autor do mesmo
Sem dúvidas, quase todos os blogueiros sentem-se orgulhosos ao verem seus trabalhos em outros blogs. O que não se admite é a publicação indevida; ou seja, sem a prévia autorização do autor e, o que é pior, sem citar seu nome e endereço (URL).
Geralmente, os blogueiros sérios e éticos (a redundância é necessária) são muito unidos nessa questão. Eles perguntam ao autor se é permitida a publicação dos posts dele em outros blogs. Muitas vezes, ele autoriza com as recomendações de sempre: dá os devidos créditos. Em outras situações, ele nega a permissão, porque também é um direito que lhe assiste.
Isso tudo leva então a seguinte pergunta: Por qual razão existem administradores de blogs que surrupiam posts na blogosfera? Justamente porque esses blogueiros são adeptos da lei do menor esforço. O único trabalho deles é copiar e colar; ou seja, veem um texto que está fazendo sucesso na internet, publicam em seus blogs e assinam como se eles fossem os autores.
São indivíduos que, geralmente, não têm habilidade nenhuma para produzir um simples texto. Mas ainda assim, insistem em ter um blog, apenas como vitrine de anúncios e/ou enganar todo mundo, afirmando que sabem escrever. Em outras palavras, ganham às nossas custas de todas as formas.
Devido à falta de inteligência, esses falsários – além de reproduzirem posts na íntegra – fazem cópias emendadas e, consequentemente, grosseiras. De cada blog recortam um trecho de texto e fazem uma colcha de retalhos sem uniformidade. E quando escrevem as próprias palavras para ligar os parágrafos saqueados, os erros ortográficos e de concordância são evidentes. Qualquer pessoa percebe que ali é resultado de montagem. Mas os plagiadores nem param para pensar nisso. Aliás, é justamente por não saberem pensar, que eles roubam os trabalhos dos outros.Felizmente ,cada vez mais, ferramentas estão sendo criadas para coibir isso….vamos a elas…
As Ferramentas
Muita gente já deve conhecer o site Copyscape ( http://www.copyscape.com),ele verifica se seu blog está sendo plagiado, basta digitar o endereço e ele apresenta uma lista com 10 resultados que podem ser plágio de seu blog, até trechos de uma linha podem ser detectados. Para ver mais resultados é preciso ter uma conta Premium ($).
Já o Fairshare(https://fairshare.attributor.com/fairshare/) ,analisa seu caso de acordo com o tipo de licença que voce adotou para seu conteúdo.Bom para quem usa o creative commons.
Um site bem interessante que coloca automaticamente um link junto com o texto copiado, é o Tynt Insight(http://www.tynt.com/). Basta entrar no site, e fazer um cadastro simples inserindo o endereço do seu blog, sem o http://, seu endereço de email e escolher uma senha. Após isso clique em Get Started.Utilizo ele aqui no blog.
O Quem me ama? (http://www.quemmeama.co.cc/) . Só funciona para blogs hospedados no Blogger.
Outra ferramenta bastante conhecida é o Copygator(www.copygator.com).que analisa pelo feed do seu blog,se ele está sendo plagiado.
E aí?curtiu a dica?Tem mais alguma pra gente?Manda aí nos comentários!
Fontes utlizadas neste post:
http://www.outroblogdamary.com/2010/01/plagio-como-descobrir-e-o-que-fazer.html
http://ideiasdistorcidas.blogspot.com/2008/09/difcil-ser-totalmente-original-nossas.html
http://www.inter-loucos.com/2010/02/proteja-seu-blog-contra-plagio.html
TOP Ofertas Submarino:
Twitter
julho 14th, 2010
admin 





Posted in
Tags: 






















[...] This post was mentioned on Twitter by matou e postou, matou e postou, almy froes, almy froes, Nao Acredito and others. Nao Acredito said: Plagio:como descobrir se estao copiando seu blog http://naoacredito.blog.br/2010/07/14/plagiocomo-descobrir-se-seu-blog-esta-sendo-copiado/ [...]
Muito bom seu blog
Aceita parceria?! que que você me diz disso?!
Abraços
e bons posts
Olá,
Vim até aqui dizer que fico muito feliz que tenha pessoas lutando contra o plágio e fazendo valer os nossos direitos de blogueiros.
Sofri com o plágio, e ainda sofro. Desta maneira estou buscando uma união com outros blogueiros para que isso não aconteça e que a cópia de nossos textos sejam feitas de maneira saudável, com os devidos créditos.
Parabéns pelo post.
Beijos
pagou quanto pro ocioso? 1
Nada ué…é so enviar o link pra la que eles aprovam e aparece
Para quem dá palpites errados dizendo que o ocioso é um blog de posts, esta enganado, ele simplesmente publica links diretos de outros blogs, e como o nome diz: Vários blogs em um blog, nada de errado nisso, em neenhuma hora eles dizem que são donos dos posts ou algo assim.