Nem lavagem de dinheiro nem pirataria. Veja o real motivo que ocasionou o fechamento do Megaupload

Mês passado, a internet foi sacudida com as leis SOPA e PIPA, o ACTA, e também o fechamento do famoso site de downloads Megaupload. De acordo com o FBI o Megaupload violava direitos autorais de vários artistas que tinham suas músicas baixadas sem receber um tostão por isso. Muitos outros sites foram ameaçados, mas uma infinidade deles continua aberta, com o mesmo tipo de arquivo sendo baixado.

Muita gente se pergunta qual foi o real problema ocorrido, já que esses sites continuam na ativa e o Megaupload não. O que realmente haveria por trás disso? Uma das teorias aponta que havia um esquema de lavagem de dinheiro envolvido, mas a verdade é bem diferente do que se alardeia por aí.Vou explicar a história desde  início.

O vídeo do megaupload

Não sei se o caro leitor se lembra mas, meses atrás, um vídeo com vários artistas fazendo propaganda do Megaupload foi postado no Youtube e depois retirado. Depois voltou e saiu de novo e finalmente hoje está no ar. O Megaupload havia feito acordo com esses artistas. Papel passado, contratos, tudo certinho. Mesmo assim o vídeo foi retirado do ar porque a RIIA (associação das grandes gravadoras nos EUA) não gostou nada de ter um vídeo incentivando as pessoas a baixarem coisas de um site como o Megaupload em que tudo era gratuito, mesmo que esses artistas tenham sido pagos e tudo tenha sido feito dentro da lei.

No final das contas foi necessário que funcionários do Megaupload fossem até o escritório da Google/Youtube para levar os documentos e provar por A+B que o vídeo era legal e tinha autorização dos artistas. Veja o vídeo abaixo.

O que ocasionou o fechamento do MegaUpload?

O problema que ocorreu depois, é que o Megaupload, estava sondando artistas para iniciar um novo modelo de negócio. O artista lançaria um álbum no Megaupload de onde as pessoas baixariam de graça. Os ganhos viriam de propagandas exibidas para o usuário antes dele baixar os arquivos e o artista receberia cerca de 85% da publicidade da sua página.

No modelo de hoje, quem mais paga ao artista é o serviço iTunes da Apple. Se um álbum custa U$9,90 o artista recebe cerca de U$ 0,94. Parece pouco? Pois saiba que de um CD que custa 35 Reais, o artista quando muito fica com R$0,40. O restante paga impostos e fica com a gravadora que, claro, tem seus custos, funcionários a pagar etc. Você achou 40 centavos muito pouco? Pois é, os artistas também acham. Estima-se que mesmo grandes artistas como o Roberto Carlos ganhem uns 80 centavos por álbum, no máximo.

fbi download

Como você pode perceber a proposta do Megaupload era bastante tentadora para o artista. Se você fosse uma banda, preferiria vender pelo Megaupload ou por uma gravadora? Lembrando que o Megaupload pagaria cerca de 85% da publicidade. Mas isso era algo que a RIIA jamais permitiria. Por isso pressionou os congressistas e o FBI para tomar atitudes enérgicas contra o Megaupload e deu no que deu. O Megauplad foi fechado, ao que parece, para sempre.

Se quiser ler mais sobre pirataria e o que envolve essas questões, recomendo os slides da palestra de Alberto J. Azevedo que pode ser acessada clicando aqui. Essa foi uma das melhores palestras da Campus Party e uma das que mais esclareceu essa questão.

O que você achou leitor? Já sabia disso tudo? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: Security experts

7 thoughts on “Censura na internet: a verdade sobre o fechamento do Megaupload!”
  1. Palestra na campus party, tem o link ali dos slides, mas é so dar uma search no google que voce vai ver repetido tudo isso aí :o)

  2. Se foi por isso, o que me dizem sobre a gravadora DigSin? ( http://digsin.com/ ) As músicas são de graça e os artistas ganham dinheiro através da publicidade.

    Já li uma vez sobre o fechamento do MegaUpload dizendo que “não foi fechado só pela pirataria, mas por um sistema que ameaçaria todas as gravadoras de música”.

  3. Não mudou muito pras gravadoras pois a Ares continua bombando ;). Fecharma o Lugar errado bande de inuteis e tinha arquivos importantes no servidor ainda =/ FBI podre via prender os assasinos não um servidor que nunca matou ngm.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *