Falar sobre bandas punk é uma tarefa muito complicada, pois não se tem informações muito precisas sobre seus primórdios, apenas entende-se que o surgimento deste grande movimento deve-se a uma resposta ao rock progressivo, que era muito dominante na época.

Quando fala-se em bandas punk, automaticamente um nome vem a cabeça, o da banda Ramones, que na verdade nunca chegou a se declarar um grupo do gênero, onde nem mesmo suas vestimentas lembravam algo parecido, ficando marcados por músicas curtas e geralmente com poucos acordes, algo aumentado mais pela popularização da banda como os punks não punks da cena.

Obviamente, tendo em vista a situação em que o Ramones se encontra na história, não vamos colocar essa banda entre as cinco que vocês vão conferir a seguir.

Bandas punk que você deve conhecer!

bandas punk

Rancid: banda dos anos 90, que conseguiu captar muito bem a idéia geral do punk e sobretudo adaptá-la juntamente com diversos outros gêneros, com destaque para o reggae e o ska, dois ritmos mais dançantes, que tornam o som desta banda mais suave e até mesmo um pouco mais estruturado.

The Offspring: Banda famosa dos anos 80/90, mais cultuada no mainstream, com grandes composições e músicas que emplacaram a geração. Mesmo estando mais inserida na cultura pop, é uma banda que não abandona suas raízes, mantendo um som fiel e tendo grandes apresentações até os dias atuais.

Nota do autor: Estive na apresentação da banda durante a cobertura de imprensa do Planeta Atlântida 2014, no Rio Grande do Sul, onde com total maestria, os californianos conseguiram encerrar o festival e demonstrar todo o poder do punk.

Ratos de Porão: Não podemos deixar de citar uma banda brasileira, a já conhecida Ratos de Porão, liderada pelo polêmico vocalista João Gordo, que conseguiu expor suas críticas sociais durante um momento muito duro para a música punk no cenário brasileiro.

Dead Kennedys: provavelmente a primeira banda punk a abordar temas políticos de maneira tão forte e com tanta repercussão. Conseguiram a partir do final dos anos 70, embalar novos revolucionários e deixarem uma marca gigantesca na história da música punk.

Sex Pistols: Outra banda totalmente emblemática, símbolo eterno de revolta e de como um punk deve se portar, principalmente pelas características do seu vocalista Johnny Rotten e do famoso baixista Sid Vicious (R.I.P), onde este segundo não sabia nem tocar e nem cantar e mesmo assim botou a cara para bater e foi ao mundo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *