Até o Facebook apóia a Cispa, nova lei de controle da internet do Governo dos EUA

cispa

Os últimos meses foram tumultuados para quem defende a liberdade no uso da internet. Primeiro foi a lei Sopa, depois a lei Pipa, ambas rejeitadas pela população, o que levou aos seus cancelamentos. Quando todo mundo achava que as coisas iam melhorar, veio o fechamento do Megaupload, e a ameaça de fechamento do Xvideos. Agora, as coisas parece que irão se complicar novamente, com uma nova lei de controle da internet, o Cispa.

O que é Cispa?

Cispa é a sigla de  Cyber Intelligence Sharing and Protect Act. Ele é um projeto de lei do senado americano que permite que qualquer empresa colete informações particulares de um usuário e envie todas essas informações para o governo americano e setores privados interessados no que parece ser uma tentativa de “conter” crimes online. É também conhecida como projeto HR3523. Se você acha absurdo só o fato de eles quererem fazer um dossiê internético de cada usuário da internet, calma que ainda tem mais.

O Cispa foi criado sob o pretexto de ser um instrumento necessário na guerra dos EUA contra os ciberataques. Mas o palavreado vago contido nas páginas da lei poderia permitir que o Congresso contornasse isenções já existentes para as leis de privacidade online e, essencialmente, monitorar, censurar e impedir qualquer comunicação online considerada prejudicial ao governo ou entidades privadas. Os críticos já vêm condenando o Cispa pelo poder que dá a qualquer entidade federal que alegue estar sendo ameaçada por interações online.

Facebook apóia a Cispa

O grande problema dessa vez é que o Facebook e seu fundador Mark Zuckerberg apóiam essa iniciativa, ao contrário do que ocorreu com a Sopa e Pipa. Eles até emitiram nota recentemente:

“A HR 3523 não vai impor sobre nós nenhuma obrigação para compartilhamento de dados. Tudo o que precisamos fazer é compartilhar dados sobre ameaças virtuais específicas, o que nos permitirá dar mais proteção aos nossos cadastros privados, assim como é feito hoje”, explica a nota.

E você leitor? o que acha do Cispa? Apóia ou é contra? Debata com a gente!

Fonte: Youpix, Tecmundo

2 thoughts on “Cispa: depois de Sopa e Pipa surge uma nova lei pra controlar a internet”
  1. É bricadeira esse Mark Zuckerberg!!! Microsoft até se entende por causa que produz software onde detém os direitos autorais. Essa lei simplesmente mudou o foco: ao invés de punir os sites, irão punir os usuários, simples! E não só em questão de uso da pirataria, se vocês comentarem qualquer coisa, no Facebook, Twitter, MSN, até em alguns servidores e-mail, questionando qualquer coisa, comentando algo que possa ser usado contra você, pode acreditar que será, mesmo não sendo norte-americano. Exemplo: Você comenta no Facebook para um amigo que possui um música “tal” em MP3 e, combina de compartilhar com o mesmo, seu comentário é copiado, seu IP é rastreado e se efetuou a conexão através de qualquer meio para transmitir o arquivo, também será rastreado! Aí, a RIAA (representante das gravadoras de música nos EUA) entra em contato com a ABPD (equivalente no Brasil) e IFPI (Entidade Internacional equivalente) e, você é denunciado ao Ministério Público por pirataria. Logo receberá uma intimação para comparecer em juízo! Mais claro do que isso, impossível!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *