O programa de CNH Social foi criado em 2011 pelo Governo Federal para permitir que pessoas de baixa renda também possam tirar a sua carteira de habilitação, renovar ou adicionar uma nova categoria.

A CNH Social ajudou muitas pessoas que não tinham recursos para realizar alguma das tarefas citadas acima, dando-lhes a chance de conseguir tudo de graça. Um exemplo do sucesso do programa é que as vagas para motoristas, caminhoneiros e outros cargos aumentaram quase o triplo desde a criação da CNH Social. Para 2016 o programa pretende disponibilizar até sete mil vagas.

Como funciona a CNH Social

O programa funciona de uma maneira muito simples. Se você atende aos requisitos exigidos, deve ficar atento nas unidades do Detran de sua idade para a abertura de vagas para a CNH Social. Assim como outros programas do Governo, a CNH Social é destinada para pessoas de baixa renda e têm os seus limites de vagas.

cnh social

 

Para poder participar do programa, você deve atender aos seguintes requisitos: efetuar um cadastro ou já ser cadastrado no Cadastro Único do Governo, pois assim eles podem ficar sabendo das famílias que precisam da ajuda de programas sociais. Você também terá que estar vivendo no estado há pelo menos dois anos, além de preencher alguns dos requisitos a seguir: ter uma renda mínima de até dois salários mínimos, estar desempregado há um ano, não ter registro em sua Carteira de Trabalho, ser um beneficiário do programa Bolsa Família, ter aluno matriculado em escola da rede pública.

Quem pode participar da CNH Social

A CNH Social está aberta para as famílias de baixa renda e também para ex-presidiários, portadores de necessidades especiais e pequenos agricultores rurais. Na hora da inscrição o candidato terá que decidir se deseja tirar a primeira CNH, renovar ou adicionar uma categoria.

O interessado em participar do programa deve saber ler e escrever, ter Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e CPF.

Como se inscrever na CNH Social

O primeiro passo é verificar se você atende aos requisitos mínimos exigidos pelo programa. Depois, vá à prefeitura para fazer o cadastro no CadÚnico caso ainda não o tenha. Logo depois você precisará ficar atento nas unidades do Detran da sua idade ou acessar o site do mesmo para verificar quando as vagas estarão abertas.

Site oficial CNH Social

Em alguns casos você pode encontrar um link para informações sobre a CNH Social nos sites do Detran do seu estado. E, em outros casos, há sites para o programa voltados para cada estado também. Vale a pena verificar os dois para ficar atento a todas as informações.

Veja o endereço eletrônico da CNH Social dos principais estados:

– Rio Grande do Sul: www.detran.rs.gov.br/lista/708/cnh-social  

– Espírito Santo: http://www.cnhsocial.es.gov.br/  

– Paraná: https://www.detran.pr.gov.br  

Se quiser pode acessar o site da CNH Social no endereço: www.cnhsocial.net.br.  

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *