7 mentiras que aprendemos na escola e repetimos até hoje!


O homem veio do macaco? Napoleão era baixinho? Desvendamos essas e outras mentiras que aprendemos na escola e levamos conosco até hoje.

Vamos mostrar algumas das coisas que aprendemos como verdades durante nossa vida escolar, mas que são história pra boi dormir.

Darwin disse que o homem veio do macaco

darwin man 7 mentiras que aprendemos na escola e repetimos até hoje!

Nem Charles Darwin nem nenhum evolucionista respeitado já disse que humanos evoluíam de chimpanzés, gorilas ou qualquer outro macaco que vemos por aí hoje em dia [n.t. – se bem que eu tenho um amigo que com certeza tem algum parentesco com babuínos albinos]. Eles simplesmente alegam que tanto macacos como humanos evoluíram de um ancestral em comum, que morreu milhões de anos atrás. Outro erro é falar que Darwin era ateu. Pelo contrário, ele queria justamente confirmar tudo que lia em sua religião.

Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil

Mais uma mentira. Mais de 90% dos historiadores especializados no descobrimento do Brasil concordam e atestam que quem descobriu o Brasil foi o português Duarte Pacheco, em 1498. Isso, claro, sem considerar a chegada de outros povos que desembarcaram por aqui muito antes dos portugueses. O documento entitulado Esmeraldo de Situ Orbis que passou vários séculos escondido e começou a ser estudado no século 19 afirma que o descobridor do Brasil foi Duarte Pacheco. Segundo os historiadores, Cabral teria apenas tomado posse, 2 anos depois, das terras descoberta por Pacheco. Não à toa, a carta de Pero Vaz de Caminha ao rei diz que eles “redescobriram” as terras.

Usamos apenas 10% da capacidade do nosso cérebro


Imortalizada e popularizada por Raulzito, muitas pessoas têm o costume de atribuir infundadamente esta afirmação a Albert Einstein. É um dos mitos mais antigos sobre nosso corpo. De acordo aoBritish Medical Journal (BMJ), cientistas esclareceram que a mentira surgiu em 1907, para justificar o potencial das pessoas de desenvolver múltiplos talentos.

A verdade é que utilizamos 100% de nosso cérebro. Especialistas assinalam que as imagens de ressonância magnética e estudos do metabolismo cerebral, demonstram que durante o dia nenhuma parte do cérebro fica sem ser ativada. O importante é fomentar a atividade cognitiva e cerebral desde a infância, porque isso mantém e aumenta as conexões cerebrais.Napoleão era baixinho

napoleao 455x310 7 mentiras que aprendemos na escola e repetimos até hoje!

Não, não era. Napoleão tinha 1,70 m, altura média dos franceses na época. Embora digamos que ele é a origem da “síndrome do baixinho invocado”, tão comum em boates por aí, eu não acho que ele fosse particularmente irritado. A confusão veio de uma diferença entre os sistemas de medição britânico e francês, que fez com que os ingleses achassem que Napoleão tivesse em torno de 1,60 m. Um equívoco que os britânicos ficaram mais que felizes em propagar.

Ler com pouca luz pode causar cegueira

Ler com pouca iluminação ou à luz das velas não causa perda da visão, como ensinaram nossos avós. A falta de luz pode criar a sensação de ter dificuldades para focar e também reduz as piscadas, o que pode causar algum dano porque não mantém o olho lubrificado, mas isto não é um efeito que persista nem que faça mal a visão.

Thomas Edison inventou a lampada

Edison era um filho da mãe esperto pra cacete, mas ele não inventou a lâmpada. Alguém já tinha feito isso quando ele começou a se interessar pela ideia. O que ele fez, no entanto, foi inventar a primeira lâmpada que realmente funcionava decentemente, na mesma época que outro sujeito, Joseph Swam. Além disso ele roubou várias ideias de outros inventores, como Tela por exemplo.

Jihad significa guerra santa

Na verdade Jihad é traduzido como “qualquer esforço pessoal“. O Alcorão, livro sagrado dos mulçumanos, não prega a guerra para converter não-mulçumanos. Na verdade, até estimula a tolerância religiosa. A maioria dos livros de história passa uma imagem preconceituosa da cultura islâmica.

E aí,  pessoal, o que acharam do texto? Concordam? Discordam? Deixe seu comentário!

Fontes: InsoniaVida ordinária e Ndig

You can leave a response, or trackback from your own site.

3 Responses to “7 mentiras que aprendemos na escola e repetimos até hoje!”

  1. helliton says:

    é interessante o texto, tem uma historia que ninguem conta é sobre nicola tesla arqui-rival de thomas edison que inventou a lampada fluorescente e apoiou o corrente alternada para transmissão da elétricidade a longas distancias e que boa parte da invenções de edison veio da empresa que ele fundou a General Eletrics, e foram os seus funcionarios que criaram experto ele.

  2. Daniel says:

    tirando as muitas coisas que eu já sabia,eu gostei…mas o certo sería O Corão ou Al Corão.Pois “Al” é um artigo 🙂

  3. Roberta souza says:

    concordo com tudo mas para mim mesmo com 1.70 Napoleão Bonaparte continua baixinho!!

Quer deixar seu comentário?

What is 9 + 14 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Responda essa continha, senão o comentário não é registrado! É pra evitar spam, sabe como é, né?