Internet: 10 dicas simples para evitar o recebimento de spam.


Veja como algumas medidas simples podem te livrar desse mal…

spam1 300x210 Internet: 10 dicas simples para evitar o recebimento de spam.
É difícil encontrar quem se utilize do correio eletrônico hoje em dia que já não tenha ouvido falar em spam ou, pior ainda, não seja uma de suas vítimas diárias. Se você é um dos felizardos que nunca foi apresentado ao spam, saiba que este é o termo pelo qual é comumente conhecido o envio maciço de mensagens eletrônicas, geralmente com cunho publicitário (mas não exclusivamente) . O spam também é conhecido pela sigla inglesa UCE (Unsolicited Commercial Email ou Mensagem Comercial Não-Solicitada).

Para evitar, ou pelo menos reduzir bastante, o recebimento desses emails temos aqui 10 dicas básicas que voce pode seguir:

1. Não responda ao spam

Jamais, de maneira alguma, responda às mensagens de spam. A grande maioria dos spams vem um com um texto dizendo algo como “clique aqui se não quiser mais receber nossas mensagens”, ou “responda a esta mensagem com o assunto ‘Remover’ para excluir seu email de nosso banco de dados”. Nunca mande email aos spammers mesmo que seja para xingá-los. Muitas vezes esse artifício é utilizado para confirmar se você tem um endereço de email válido. Somente clique no campo “cancelar” se o email for de uma empresa conhecida e confiável.

2. Nada de correntes


Pirâmides financeiras e mesmo campanhas de solidariedade devem ser evitadas na rede. Em alguns casos, você pode tornar-se cúmplice de estelionato. Não entre em correntes da felicidade. Não estimule a ação de malandros anônimos que fazem mil ofertas tentadoras, sempre com pedido de depósito antecipado, para a compra de CDs com 500 obras literárias, cursos de oratória ou de violão, manuais de boas maneiras ou conquistas amorosas. Existem sites na Internet com o E-farsas onde você pode verificar a autenticidade destas mensagens.
3. Apagar

Ao identificar uma mensagem de spam, apague-a antes de ler, e evite entrar em sites que você sabe que enviam spam para divulgar seus serviços. Se os spammers perceberem que seus emails estão sendo ignorados e que a sua reputação está sendo afetada, poderão sentir-se desencorajados a essa prática.

4. Preserve seu endereço eletrônico

Não forneça o seu endereço de correio eletrônico em salas de bate-papo (chat), programas de mensagens instantâneas, fóruns e grupos de discussão.

5. Tenha um email principal

De preferência, crie um email somente para realizar cadastro em sites em que isto é necessário (lojas virtuais, por exemplo) e use-o somente para este fim. Assim seu email principal fica mais “limpo” .

6. Compras coletivas

Sites como esses vem sendo frequentemente acusados de venda de listas de email. Portanto, sempre prefira cadastrar um email que não seja muito usado, como dito na dica acima.

7. Lojas reais

Ao preencher cadastro em lojas de shoppings e afins, evite preenche-lo com seu email pessoal. Nunca se sabe se a loja venderá ou não sua base de dados (com seu email incluido) a empresas mal intencionadas.

8. Cópia oculta

Se quer mandar email para várias pessoas, sempre use o campo “cópia carbono oculta” (Cco ou Bcc, em inglês ). Dessa forma você protege o endereço dos seus amigos e o seu. Aproveite e  estimule-os a fazer isso também. Quem não se irrita ao receber um email com uma lista IMENSA de emails de outras pessoas? É assim que spammers conseguem facilmente suas listas de emails válidos para mandarem suas porcarias para nós.

9. Não tema ameaças

Não leve a sério emails com avisos sobre cobranças ou advertências ameaçadoras para pagamento de débitos fictícios, ou para fazer a limpeza de seu nome em órgãos de proteção ao crédito (Serasa, Serviço de Proteção ao Crédito, Receita Federal ou outros). Esses órgãos não se comunicam via email com ninguém. Aliás, pare pra pensar: eu realmente tenho conta nessa empresa?

Jamais forneça seus dados (CPF, RG, endereço e telefone) em resposta a esses malandros. É exatamente isso que eles buscam.

10. Denuncie

Deve-se sempre enviar a denúncia para o provedor de origem do spam. Para isso é absolutamente imprescindível saber ler o cabeçalho da mensagem. No Brasil, é conveniente que as denúncias sejam encaminhadas com cópias para [email protected] e [email protected].

Curtiu nossas dicas? Foram úteis? Se tiver mais alguma é só deixar nos comentários.

Fonte:  Serasa e Freehostia

You can leave a response, or trackback from your own site.

Quer deixar seu comentário?

What is 4 + 13 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Responda essa continha, senão o comentário não é registrado! É pra evitar spam, sabe como é, né?