Qual a verdadeira razão por trás do sucesso das séries de TV?


Se antigamente eram os filmes que bombavam nos cinemas e nas telinhas das residências mundiais, hoje em dia as séries vem ganhando o coração dos telespectadores. Programas online como a Netflix vem possibilitando que as pessoas acompanhem facilmente seus enredos favoritos, tendo em vista que não necessitam esperar o dia específico para estreia de algum episódio.
Antigamente, o maior empecilho para o desenvolvimento das séries eram relacionados a continuidade, orçamento e possibilidade de roteiros. Com a televisão sendo o único método de propagação (isso entre os anos 30 e 80), aumentando posteriormente pelas fitas cassete e DVD, porém ainda em escala pequena.
Para se produzir uma série é necessário um bom orçamento, pois são diversos episódios. No caso de épocas sem grandes possibilidades de propagação, quem não assistisse o primeiro episódio ou suas reprises, ficaria impossibilitado de entender o contexto do segundo e demais. Por esse fato, muitas séries não tinham continuidade muito forte, criando-se episódios com contexto geral e temática específica individualizada.


sucesso das series Qual a verdadeira razão por trás do sucesso das séries de TV?
Outro fator importante é o esgotamento de bons roteiros para o cinema. Mesmo que ainda sejam feitos ótimos filmes, as ideias já passaram a ficar batidas, tendo em vista que desde meados da década de 20 os principais gêneros já são desenvolvidos.
No caso das séries, trata-se de um mundo ainda relativamente novo (em questão de grandes proporções) com boa possibilidade da união de universos, como por exemplo o encontro de protagonistas de diferentes séries, algo mais fácil de fazer neste nicho.

Por que as séries fazem sucesso

As séries tem grande investimento, boa audiência na televisão e possibilidade de propagação em massa pela internet, ou seja, praticamente todas as etapas para o sucesso já foram preenchidas.
Os roteiros podem ser desenvolvidos com calma, criando uma identidade para o seriado, algo que vai destacando alguns como melhores no gosto popular.
Mesmo tendo um grande investimento, as séries costumam ser mais baratas do que filmes do primeiro escalão, tendo em vista que os aspectos gráficos e visuais não precisam ser desenvolvidos em sua plenitude logo de cara. Se um filme tem duas horas, uma série passa de 15 horas por temporada (normalmente).
Outra questão importante é a situação contemporânea da sociedade. Com o passar do tempo as pessoas tiveram seu tempo de ócio diminuído e a cada dia trabalham mais, fazendo com que perdessem muito o contato e envolvimento do dia a dia. Através das séries, é possível estabelecer afinidade com os personagens a longo prazo, algo mais complicado em relação aos filmes, que não conseguem desenvolver profundamente esse quesito.

netflxi series originais 413x310 Qual a verdadeira razão por trás do sucesso das séries de TV?
O sucesso das séries na internet é tão grande que a própria Netflix, um canal de streaming, está produzindo seus lançamentos. Séries como “Demolidor” e “Narcos” tem veiculação exclusiva no programa.
Para 2016 a tendência é que mais séries sejam desenvolvidas exclusivamente para internet, além da ampliação de universos de empresas como DC e Marvel, detentoras de direitos dos principais heróis da história dos quadrinhos.
Sucessos mais antigos, como Breaking Bad e House continuam sendo reprisadas na TV e acompanhadas por novos fãs na internet. Enquanto novas séries como Once Upon a Time arrebatam milhares de pessoas pelo mundo.

E você? que séries curte assistir?

You can leave a response, or trackback from your own site.

Quer deixar seu comentário?

What is 10 + 7 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Responda essa continha, senão o comentário não é registrado! É pra evitar spam, sabe como é, né?