Se você não acha graça ou não entende o que significam essas carinhas, a gente te explica de onde vieram e o que significam os memes!

memes da internet

Muitos leitores perguntam por que não posto tiras de memes, imagens e afins e porque não falo nada sobre eles aqui. Bom, o motivo é bem simples: não acho a menor graça. Posso dizer que de umas 2.473.719 imagens que já vi, talvez em umas 3 eu tenha dado um sorrisinho amarelo. Embora eu não goste, não quer dizer que não reconheça seu sucesso, ou como são famosos internet afora (Restart e Michel Teló também fazem sucesso, o que não quer dizer que necessariamente tenham qualidade. Enfim…). Muita gente se pergunta como surgiram os memes  ou qual o significado dos memes. Portanto, resolvi fazer uma pesquisa de como eles surgiram e como se popularizaram tanto.

O termo meme

Em primeiro lugar, é importante explicar de onde saiu o termo. Para isso, ninguém melhor do que o pai Google e seus resultados na Wikipedia. “O termo internet meme é usado para descrever um conceito que se espalha via internet. É uma referência ao conceito de meme,  que é uma ideia, comportamento ou estilo que passa de pessoa para pessoa dentro de uma cultura.

História dos memes

Em nossa pesquisa descobrimos que isso tudo pode ter surgido em 2008 na comunidade artística DeviantART, com uma tirinha com os primeiros memes da internet (Troll e Forever Alone). Outra fonte diz que o maior fórum de memes é o 4CHAN. No momento, o mais acessado parece ser o 9GAG, especializado em bobagens e livre para postagens da ociosíssima criatividade internáutica.

A graça dessas piadas (se é que ela existe) está nas expressões que fazemos. E daí que vêm alguns dos rostos mais conhecidos do mundo dos memes. Já ouviram falar de Yao Ming, o gigante chinês da NBA? Se não, certamente conhecem Jackie Chan, o oriental mais famoso do cinema. Nomes como Neil Patrick Harris (o Barney de How I Met Your Mother) e até mesmo Barack Obama foram eternizados nessas caricaturas protagonizadas diariamente por nós mesmos.

As piadas dos memes estão em fatos normais do dia a dia ou em coincidências fotográficas que constrangem ou alteram aleatoriamente o humor dos interlocutores, do tipo “e por que você não me disse isso antes?’ ou “esqueci o trabalho em casa, professora. Malz aê”. Veja a imagem abaixo que ilustra o surgimento de alguns:

a-origem-dos-memes

Seguem abaixo, os memes mais famosos e sua explicação:

fuu

Rage ou Fuuu: A ideia é que algo deu errado e a pessoa ficou muita brava, querendo gritar um sonoro “FUCK!” (a melhor tradução em português seria “PORRA!”). Muito famoso, ele virou uma febre na internet, sendo um dos principais memes (denominação dada a esse tipo de desenhos usados em diversas situações na internet).

forever alone

Forever Alone: Originado no Tumblr, esse desenho ganhou proporções enormes rapidamente, tornando-se um sinônimo de uma pessoa solitária e virando personagem de um grande número de tirinhas.
me gusta
Me Gusta: O meme Me Gusta (que quer dizer, entre outras coisas, “eu gosto”) surgiu primeiramente com conotação sexual. Com o tempo foi ganhando espaço em diversas tirinhas e se tornou um dos mais famosos memes da internet.
lolguy
LOL Guy: Expressão do internetês bastante conhecida, “LOL” significa rir alto (ou mesmo rir muito, ou ainda rir muito e alto, fica ao seu critério). O LOL Guy é o personagem para essa expressão, surgindo em 2010.
fuck yeah
Fuck Yea (Fuck Yeah): Esse meme, que surgiu em 2010 e tornou-se muito popular, representa alguém que consegue se dar bem em uma situação, seja algo comum do dia a dia ou algo realmente atípico. “Fuck Yea” poderia ser traduzido, mais ou menos, como “sou foda” (nada a ver com aquele funk idiota) ou “pode crer que sim”.
okay
Okay: Sabe quando você vai ao mercado todo empolgado querendo tomar um refrigerante bem gelado, mas chegando lá só tem água com gás e quente? Esse desenho representa exatamente a decepção que temos quando nos empolgamos com algo que não acontece.
awesome meme
Awesome: Apareceu em um fórum da web e ganhou proporções enormes, tornando-se um dos mais usados no mundo. Usado para dar a ideia de algo muito legal e surpreendente ou interessante, ou ainda uma “alegria infantil” como descreve sua criadora.
Pedobear
Pedobear: Muito conhecido na internet, esse meme se baseia em um personagem de mangǽ japonês. Ele é um urso pedófilo, muito utilizado em tirinhas sobre o tema, onde ele aparece para dar graça  a tudo (que tipo de gente acha pedofilia engraçado? Alô, MagnoMalta!).

mother of god

Mother of God (Mãe de Deus): Surgido também de um fórum da web, esse desenho é mais recente e exprime a idéia de que algo bizarro aconteceu.

awww yeah

Awww Yeah: Surgiu a partir de uma imagem do ator que interpretou J. Jonah Jameson, no filme  Homem-aranha. Normalmente é usado para comemorar algo com muita efusividade.

 

Particularmente não acho graça nessas piadas. Depois de ver umas 4 ou 5 em seguida, elas vão ficando cada vez mais sem graça. Inclusive, se você é blogueiro e posta apenas isso em seu blog, recomendo o artigo Memes da internet: não deixe que eles acabem com seu blog!

Pois é pessoal, essa é a história dos memes, essas figuras tão conhecidas internet afora. Se você chegou aqui procurando por significado dos memes ou história dos memes, acho que teve sua resposta :o)

Se tem mais alguma informação, que tal compartilhar com a gente nos comentários?

Fonte: Bobagento, Minlua e Facool

9 thoughts on “Trollface, Fuuu, Forever alone: afinal, como surgiram e o que significam os chamados “memes da internet”?”
  1. não e pq vc não gosta que precisa sair falando mal desse jeito pelo menos respeita. sou muito fã do seu blog nunca falou mal di algo ( que ainda não tenho visto ) blz e fica a dica quando postar algo poste somente não gosto mais pediram e vou fazer

  2. eu adoro os memis mas tem vess que não da pra entender nada e as veses são sem graças podiam fazer jogos divertidos dos memis para ficar mas legal ainda bay bay thau galera a gente se ve por ai thau

  3. trolface kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…
    eu sou uma nerd

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *