Um dos pontos mais famosos do Rio de Janeiro – a ponte Rio-Niterói, está prestes a tombar por causa de corrosão? Fotos de rachaduras nas bases da construção são reais? Veja desfecho dessa história ao longo do texto.

Ponte Rio-Niterói está com rachaduras e pode desabar?

Recentemente, uma tragédia abalou toda a Itália e o restante do mundo: o desabamento da ponte Morandi na cidade de Gênova, que acabou tirando a vida de 42 pessoas até o momento.

A notícia correu o planeta e, obviamente, chegou ao Brasil. Mas, não era para menos, agora circula outra história envolvendo a cidade do Rio de Janeiro, e o que seria um alerta de desabamento da ponte Rio-Niterói.

O alerta, com fotos de rachaduras na base e ao longo da ponte se tornaram um viral e têm intrigado muitos internautas, mais precisamente do Facebook e WhatsApp.

As mensagens apontam que o Rio de Janeiro está abandonado e destacam o que seria o tamanho do risco que os cariocas estão correndo. Outros alertas dizem também que o governo do Rio é acéfalo, gerando muito mais medo nos usuários das redes sociais.

Alguns comparativos com a tragédia que aconteceu em Gênova também faz parte dos alertas compartilhados. Circulam fotos das duas pontes, com situações semelhantes. No entanto, será que tudo isso é verdade? Os moradores do Rio deveriam para de passar pela ponte Rio-Niterói? Confira a resposta no próximo tópico.

Ponte Rio-Niterói: será que vai desabar?

O mix de notícias envolvendo o desabamento da ponte na Itália e as fotos do que seriam rachaduras e maus cuidados com ponte Rio-Niterói amedrontaram muitos cariocas, pois os alertas foram rapidamente compartilhados nas redes sociais. No entanto, a história não passa de um boato. Entenda.

A princípio, o alerta possui todos os aspectos de uma notícia falsa (fake news): informações vagas, texto com erros de português e nem sequer informa quando as fotos foram registradas.

Outro ponto que nos levou a descobrir a falsidade das mensagens envolve conteúdo delas, com frases alarmantes, sensacionalismo e falta de fontes confiáveis.

A prova cabal, que fechou o caixão do boato, está nas fotos. As imagens que acompanhavam o texto das mensagens são da ponte Pedro Ivo Campos, em Florianópolis-SC. Inclusive, essa ponte em específico estava sim em maus cuidados, mas as fotos foram tiradas em 2011, 7 anos atrás.

Além disso, a imagem de rachaduras gigantescas nem foi tirada no Brasil, pois é uma imagem qualquer sobre rachaduras, típica de ilustração. Sabe aquelas imagens usadas no Google Imagens? Então…

A ponte Rio-Niterói, localizada no Rio de Janeiro não está prestes a cair e não possui rachaduras gigantescas. Sabemos que a cidade maravilhosa passa por alguns problemas de segurança pública, mas as imagens compartilhadas não são reais, pois foram tiradas de outros locais, e não da ponte carioca.

Mais uma vez, não compartilhem notícias ou alertas falsos nas redes sociais. Pesquisem sobre o assunto em portais confiáveis da internet, vasculhem sobre o caso e, só depois, repassem nas suas redes sociais pessoais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *