Projeto ainda não foi votado, mas o casamento com prazo de validade já vem provocando polêmica…
casamento mexico

A Assembleia Legislativa da Cidade do México vai discutir uma mudança no Código Civil para implantar contratos de casamento que possam ser renovados a cada dois anos, caso os cônjuges queiram continuar com o relacionamento. O projeto, que será discutido na Comissão de Administração da assembleia, tem comom objetivo reduzir o número de divórcios, garantir o sustento dos filhos e agilizar o processo administrativo no caso do fim do casamento.

O contrato de dois anos seria opcional e evitaria o excesso de trabalho no setor do Judiciário que cuida de divórcios. O casal que optasse pelo contrato temporário poderia ver se o casamento funciona durante o período de 2 anos.

Para a deputada Lizbeth Rosas Montero, que defende a proposta, esta mudança no Código Civil vai favorecer as “relações mais saudáveis e harmoniosas entre casais, ajudaria a restabelecer o tecido social e a estabilidade das famílias”, que seriam poupadas do trauma e dos custos de um divórcio. Sim, por que hoje, um matrimonio envolve muitos gastos, que vão desde a preparação da festa até as alianças de casamento.

O contrato temporário de casamento também prevê uma série de acordos que seriam firmados entre o casal antes do casamento.Com estes acordos, os casais poderiam determinar, por exemplo, quanto dinheiro cada um pagaria para manter os filhos ou o tempo em que se pagaria uma pensão em caso de separação.

O outro lado

Apesar da grande campanha a favor deste projeto, alguns deputados da Cidade do México já se pronunciaram contra o casamento “renovável”, alegando que este contrato vai contra o conceito tradicional de casamento “para toda a vida”.Organizações conservadoras, como a União Nacional de Pais de Família, também já se pronunciaram contra a proposta. “Inicialmente pensei que era uma piada de mau gosto”, disse a diretora da organização, Consuelo Mendoza, à BBC.

“Este tipo de iniciativa cria uma cultura do descartável em temas importantes para a sociedade. Se os pais tem problemas, primeiro precisam procurar outras soluções”, disse Mendoza. “Imagine o impacto emocional que teria para um filho. A angústia de pensar, a cada dois anos, se mamãe e papai vão renovar o contrato”, acrescentou.

Na Cidade do México cinco em cada dez casamentos terminam em divórcio. Desde que o chamado Divórcio Expresso entrou em vigor em 2008 na capital mexicana, uma medida que permite o fim do casamento em quatro semanas, ocorreram cerca de 60 mil divórcios na capital mexicana.

E vocês caros leitores? O que acham dessa proposta?

Fonte:Terra

4 thoughts on “México cria casamento com prazo de validade!”
  1. Eu acho essa proposta absurda, Deus não criou o casamento para acabar,
    a frase “até que a morte os separem ” não teria mais sentido.As pessoas casam só se tiver certeza,com essa lei as pessoas iriam se casar muitas vezes sem levar a devida seriedade.

  2. A FAVOR:
    Na minha concpção, neste pais já que outra lei em vigor que possibilita divorcio em quatro semana porque não um com data pré estabelecida? justa esta proposta, pois assim a igreja catolica com seus Ritos de “ate que a morte os separe” que fica somente no altar (fato/ maioria), enquanto muitos estão estão vivendo a parte desagradavel do casamento (que ja nao da para levar adiante). O sistema judiciario tem que acompanhar a sociedade (realidade dos casais) e para que haja mais seriedade no casamento deve-se ter um sistema mais burocrático e no divorcio algo mais sútil como esse contrato.

  3. Como o casamento virou contrato, nada mais justo dessa porcaria ter prazo de validade. Ainda mais num mundo desses onde pessoas não se suportam, e aconteçe pega pega a todo momento. Pra que casar e viver compartilhando suas alegrias com uma pessoa só? A felicidade é pra ser vivida e aproveitada com quem você quiser. Sou a favor de ter ANUIDADE como cartão de crédito e pagar porcentagem por cada compra realizada juntos. Há!!! faça-me o favor… casar é para os fracos que não conseguiram sair da barra da saia da mãe e quer arrumar uma qualquer pra cuidar do nenêzão mimado que ganha mingau todo dia de manhã. Não gostou?????? Vá se catar e aprenda a viver só.

  4. CONTRA!
    totalmente contra! sabe, eu concordo com o primeiro comentário lá, casamento não é tecnicamete um contrato sabe, vc precisa pensar be antes de se casar. o que acontece é que ainda existem uns bandos de filhas da p*ta que acha que se casar é a mesma q trocar de sapato “ah querida sabe, eu não gosto mais de você, vamo separar” que isso, façam-me um favor né? ninguem leva mais a sério as leis d deus, tanto a pessoas que se divorciam quanto essas que querem fazer esse contrato de 2 anos. Pô, só digo mais uma coisa: ninguem obrigou a casr, ou casa, ou não casa, mora junto sei lá o que.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *