Época de copa do mundo e aquela eterna frase permeia pelas redes sociais: cala a boca, Galvão. Dessa vez, o narrador dos principais eventos esportivos da Globo talvez tenha ouvido essa prece geral, mas calou-se de uma maneira diferente, beijando a também apresentadora Patrícia Poeta. É o que aponta uma imagem que circula pelas redes sociais nos últimos dias. Mas será que tudo isso é verdade? Será que Patrícia Poeta calou mesmo a boca de Galvão? Veja o desfecho dessa história abaixo:

Será que Galvão Bueno beijou Patrícia Poeta?

Durante a copa do mundo é muito comum que boatos como esse viralizem nas redes sociais e quando é acompanhado por uma foto então… Aí que o negócio fica feio.

No entanto, essa história do Galvão Bueno e Patrícia Poeta pôde ser desmentida facilmente. Para descobrir foi é fácil: como acontece em todo ano de copa do mundo, Galvão viaja para o país onde acontece o maior evento do futebol mundial, nesta ocasião, encontra-se na Rússia. Já a Patrícia Poeta precisa apresentar o programa É de Casa, exibido todo o sábado pela Rede Globo e, por isso, precisa estar no Brasil. Ou seja, o beijo entre os dois apresentadores seria meio que impossível.

Além disso, basta pesquisar um pouco sobre os boatos que circularam nas últimas copas, principalmente a que aconteceu no Brasil há 4 anos. E foi nessa época que surgiu a atual e polêmica imagem que circula agora. Naquele momento, Galvão fazia uma dobradinha junto com Patrícia durante o Jornal Nacional, com os principais acontecimentos da copa. Porém, o suposto beijo é uma montagem (e das mais fuleiras) de um comprimento básico entre os dois, um beijo no rosto, uma atitude comum entre dois colegas de trabalho. Portanto, a imagem que viralizou nos últimos dias é completamente falsa!

Imagem falsa utilizada

Conclusão

A história do beijo entre Galvão Bueno e Patrícia Poeta é mais um boato de internet e a foto que acompanha o caso é uma péssima montagem, mas que pode enganar muita gente.

No Facebook e Instagram, por exemplo, há diversos comentários e mais montagens – até que engraçadas – sobre o ocorrido. Algumas delas envolvem o craque da seleção brasileira Neymar Jr, um dos jogadores mais elogiados por Galvão. Na imagem mostra Neymar chorando de ciúmes ao ver o suposto beijo entre os apresentadores.

Outra montagem, envolvendo o mesmo caso, vai acompanhada da frase “Patrícia Poeta calou a boca do Galvão… Agora babem”. Ou seja, existe uma infinidade de montagens e comentários para fazer em cima do boato espalhado, ainda mais durante a copa do mundo.

Como identificar uma história falsa de internet?

Existem alguns boatos mais fáceis de identificar, como o do beijo entre os apresentadores da Rede Globo, e outros mais difíceis. No entanto, a premissa básica para desmascarar uma fake news é a pesquisa. Antes de sair clicando em qualquer link, ou pior, compartilhando, pesquise sobre o assunto. Veja os principais jornais da internet, busque pela verdade! No final, basta comparar os fatos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *