Descoberta deve revolucionar mercado de laticínios.

vaca feliz

Especialistas de uma empresa de biotecnologia da Nova Zelândia descobriram que algumas vacas possuem um gene que as dá uma habilidade natural de produzir leite desnatado.

De acordo com a revista Chemistry & Industry, a descoberta pode abrir caminho para a criação de um rebanho de vacas voltado para a produção de leite com pouca gordura, com grande impacto na indústria de laticínios.

A primeira vaca com o “gene do leite desnatado”, apelidada de Marge, foi descoberta em 2001 pela empresa ViaLactia, na Nova Zelândia, que analisou 4 milhões de bovinos no país.

Marge produzia leite com pouca gordura saturada, e alto nível de gordura poliinsaturada e monoinsaturada, variações mais saudáveis. Desde a descoberta, a empresa conseguiu criar outras vacas que produzem apenas leite desnatado.

Remoção da Nata

Industrialmente, o leite desnatado é produzido por meio da remoção da nata gordurosa do leite integral.

Apenas 25% do leite consumido na Grã-Bretanha atualmente é integral. O resto é leite desnatado ou semi-desnatado, considerado mais saudável.

“Quando descobrimos que as filhas dela tinham o gene, este foi o momento eureka”, disse o principal cientista da ViaLactia, Russel Snell, ao jornal Dominion Post, da Nova Zelândia.

O diretor da Dairy UK, entidade que representa a indústria de laticínios da Grã-Bretanha, afirma que rebanhos comerciais que produzem leite desnatado podem ser adequados para algumas empresas, mas não para todas.

“Há muitas empresas que separam a nata para usar em outros produtos, como a manteiga e até alguns cremes hidratantes”, afirma Ed Komorowski

Ainda não há previsão de quando haverá um rebanho completo para produção desse leite.

Fonte: Nutricao Ativa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *