Veja o que eles podem fazer e como deixar seu celular Android protegido dos vírus…
Quem compra um smartphone com o sistema Android sabe que está levando pra casa uma das últimas palavras em tecnologia. Infelizmente, pode acabar levando junto um problema antigo e bem grande: os vírus. Vou mostrar como agem e o que fazem os vírus para o sistema Android.
Como agem os vírus para Android
A forma mais comum de atingir os smartphones é pelo envio de SMS que tentam coletar informações e roubar dinheiro. “Outro novo método de roubar informações do usuário é com o malware que grava chamadas telefônicas e as encaminha para o criminoso”, afirma a McAfee, empresa do ramo de antivírus.
Em razão da proliferação de programas maliciosos neste ano, a empresa aumentou sua previsão de 70 milhões de malwares no fim de 2011 para 75 milhões de malwares – o maior volume da história dos softwares produzidos com a intenção de causar prejuízos aos usuários. Independentemente do sistema, a vulnerabilidade em smartphones é uma possibilidade real, assim como em computadores.
Alguns “truques” que os vírus podem fazer:
– roubar senhas de banco;
– acessar dados pessoais;
– excluir dados do telefone;
– forçar o telefone a mandar mensagens para números específicos;
– afetar o funcionamento normal do celular;
– atacar outros aparelhos a partir do infectado.
Entre os vírus mais famosos estão o Gingermaster, Hatebreed, Psylikos e o Droidxploit.
Como se proteger de vírus
Uma das formas mais comuns de se pegar um vírus é baixando um aplicativo infectado pelo Android Market. Para evitar isso, alguns cuidados são necessários.
1. Sempre pesquise a respeito do desenvolvedor do aplicativo. Quais outros apps ele oferece? Algum deles parece suspeito? Se sim, é mais do que um motivo para ficar longe.
2. Leia reviews online e procure mais informações na rede. Os reviews do Android Market podem não ser autênticos. Dê uma vasculhada pelos fóruns na rede para saber o que os grandes sites estão dizendo sobre o app antes de apertar o botão de download.
3. Sempre verifique as permissões do programa que pretende instalar. Toda vez que baixar ou atualizar um aplicativo, é exibida uma lista de permissões para ele. Um app de alarme, por exemplo, provavelmente não irá precisar examinar seus contatos. Use essa regra geral: se um aplicativo está requisitando mais permissões do que ele necessita para fazer seu trabalho, provavelmente é uma arapuca. Sempre desconfie!
4. Evite instalar arquivos APKs (Android Package). Quando o Angry Birds chegou ao Android, só era possível fazer o download por meio de terceiros. Isso é chamado sideloading, ou fazer a instalação a partir de um arquivo APK. Apesar de o game não ser um malware, é altamente não recomendável baixar e instalar APKs que surgem aleatoriamente por aí. Na maioria das vezes, o usuário não sabe o que o documento contém até instalá-lo – e aí já é tarde demais. Tome muito cuidado!
5. Verifique seu celular com um antivírus e antimalware. Apesar de a maioria das pessoas achar que esse processo é inútil, sustos como esses costumam mudar o pensamento de muitas pessoas. Algumas grandes companhias já oferecem opções de segurança móvel e muitas das soluções são gratuitas. A própria AVG, famosa no mundo dos PCs, tem uma solução para Android no Market.
Pessoal, antes que alguém pense que sou algum macfag dono de Iphone, explico: na verdade possuo um celular Optimus 2x com Android. O intuito do artigo é realmente ajudar a quem tem um Android a se proteger desses vírus. Espero que tenham curtido e se você conhece mais algum vírus para Android que não citei, deixe nos comentários!
Fonte: PCWorld
“Quem compra um smartphone com o sistema Android sabe que está levando pra casa uma das últimas palavras em tecnologia. Infelizmente, pode acabar levando junto um problema antigo e bem grande: os vírus.”
Do jeito que você fala, parece que o pessoal das lojas colocam vírus aleatoriamente nos smartphones antes de vender. hehe
Trágica notícia
sera que e possivel alguem entrar no meu smartphone e mandar e-mails em eeu saber???? pois aconteceu comigo!!!!tenho um Xperia acro HD
Cara!!!!!!! se o individuo mandar um virus no seu samartphone em forma de e-mail ou aplicativo ou que seje como uma foto,ele consegue fazer tudo no seu phone usa o seu ID,numero de telefone,camera tudo que vc imaginar o mais foda e que ele usa seu IP do smartphone!!!!!!!
por isso nunca use o numero de cartao de credito ou um numero de conta bancaria !!!!! se desconfiar de algo estranho e melhor formatar ou mandar o uma loja especializada!!!!!
que eu faço pra provar que os e-mails e telefonemas nw foram mandados por mim???e sim pelo virus!!!estou passando um sufoco danado por conta disso!!!afff…