Quer saber como surgiu o Face? Contamos toda a história do Facebook, como surgiu e pra onde está indo…

O Facebook, ou Face para os íntimos, tem feito sucesso no Brasil e todo mundo sabe disso? Mas muita gente se pergunta “como surgiu?”, “qual sua história?”, “quem são seus criadores?” e várias outras perguntas como essas ficam sem respostas. Por isso no [NA] vamos contar toda a história do Facebook, desde quando surgiu até os dias de hoje. Confira abaixo!

face
Marck Zuckeberg, o criador do Face

Como surgiu o Face?

Para quem ainda não sabe, o Facebook foi criado por Mark Zuckerburg, Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin (brasileiro) e Chris Hughes, ex-alunos de Havard. Na época em que eram estudantes, em 2004, eles criaram o Facebook somente para os alunos da universidade, aproveitando a onda dos blogs. Eles queriam fazer algo exclusivo, que fosse diferente do Myspace.com por exemplo.

A ideia inicial dos amigos era criar um site de relacionamento onde a experiência social dos colegas universitários acontecesse online. Compartilhar fotos, dizer o que achou da última festa, convidar alguém para sair, ter um espaço virtual para interagir com os amigos e conhecer novas pessoas eram os objetivos iniciais do Facebook. Com o tempo eles foram adicionando outras universidades até que em 2006 o site permitiu que alunos do nível secundário e trabalhadores de empresas também pudessem ter acesso à rede. Apenas integrantes a partir de 13 anos podiam se inscrever no Facebook, e os usuários tinham opção de se reunir em uma ou mais comunidades, como colégios, empresas ou espaços geográficos.

Quem é Marck Zuckerberg

O fundador do Facebook, Mark Elliot Zuckerberg nasceu em White Plains, condado de Westchester, no estado de Nova York, filho de Karen, uma psiquiatra, e de Edward. Mark foi criado em Dobbs Ferry, condado de Westchester, assim como suas três irmãs, Randi, Donna e Arielle. Zuckerberg tem origem judaica, tendo um bar mitzvah, quando ele completou 13 anos, embora já tenha declarado ser ateu. Ele literalmente passou a perna em seus sócios e copiou várias ideias de outras pessoas, como foi exibido no filme A Rede Social. Em 2010 foi eleito a pessoa do ano pela revista Time. Ele é tido hoje como uma das 10 pessoas mais ricas do mundo, à frente inclusive de Bill Gates, dono da Microsoft.

Em 2011, uma brecha de segurança do Facebook permitiu que vazassem na internet fotos que ele configurou como sendo privadas, que mostram Zuckerberg cozinhando, recebendo amigos e brincando com o cachorro.

Facebook no Brasil

No Brasil, o Facebook começou a pegar mesmo no final de 2011. Antes disso os brasileiros foram sempre muito resistentes, pois o Orkut sempre fez bastante sucesso por aqui. Particularmente, ainda acho o sistema de grupos muito ruim e os fóruns das comunidades do Orkut fazem muita falta ainda. Mas, nesse último ano o Facebook não parou de crescer. Com o boom nos smartphones as pessoas acessam o Facebook de qualquer lugar e conseguem compartilhar fotos, vídeos e muito mais coisas do seu cotidiano. Talvez por isso o Face só faça crescer no Brasil nos últimos tempos.

Filme sobre o Face

Há uns 2 anos atrás foi lançado até um filme contando essa história. Aqui embaixo você consegue ver o trailer:

O Facebook hoje está entre os 10 sites mais acessados do mundo, no ranking Alexa Internet Inc., serviço de internet que mede quantos usuários visitam um site.

 

Fim do Face… por hoje 🙂

Caros leitores e leitoras, espero que tenham curtido conhecer essa história meio maluca do surgimento do Facebook. Ah, sim! Se tiverem gostado do artigo, que tal compartilhar… no Facebook? :o)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *