Sim, tambem temos cultura aqui! Aprenda hoje para que serve uma rosqueadeira eletrica de forma facil e prática.
As rosqueadeiras são utilizadas em obras de construção civil na confecção de roscas. As roscas podem ser feitas em variados tubos e conduites, e também em vergalhões que são necessários em vários projetos. Geralmente as rosqueadeiras elétricas são muito usadas quando existe a necessidade da instalação de um sistema hidráulico ou encanamentos contra incêndios, por exemplo. Nesses casos muitas dessas tubulações possuem comprimentos específicos e por isso são cortadas em diversos tamanhos fazendo com que exista a necessidade de que sejam feitas roscas a cada momento. Essas roscas são feitas utilizando uma rosqueadeira elétrica.

Entre os materiais mais comuns onde rosqueadeiras são usadas estão o aço carbono, aço inox, cobre e ferro.

rosqueadeira eletrica

Os tubos de aço carbono galvanizado é um dos materiais mais comuns utilizados pela construção civil e por isso são os que mais passam pelas rosqueadeiras elétricas. Tubos industrializados em geral também são muito utilizados e acabam por necessitar de que sejam feitas novas roscas.

O Funcionamento da Rosqueadeira Elétrica

O funcionamento de uma rosqueadeira é bem simples, porém, exige atenção ao se manusear. Basicamente ela serve para fixar o tubo e fazê-lo girar para que seja feita a confecção da rosca. Durante o processo em que a rosca está sendo confeccionada a rosqueadeira elétrica ainda lubrifica o cano com óleo mineral exclusivo para tal finalidade.

Para que a rosca seja perfeita e fica distante de falhas um óleo mineral de boa qualidade é extremamente indicado. Os cosinetes são responsáveis pelas roscas e geralmente trabalham como dois padrões de roscas para tubos com vedação através de conexões: o NPT, que é uma norma americana e mais indicada para tubulações de gás, onde necessitam de maior vedação; e o BSPT, norma brasileira para roscas de vedações. Existem outras normas, porém, essas são as mais comuns na hora de usar a rosqueadeira elétrica em tubulações.

E aí? Curtiram as informações?

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *