Febre do moskito chico cunha, dengue , zika, entenda esse negocio, CLIQUE AQUI E CONFIRA A VERDADE, É INACREDITAVEL.
O Brasil anda alarmado pelos acontecimentos que estão acontecendo nesse momento e muita gente tem feito confusao. No artigo de hoje vamos explicar o que é esse tal de mosquito chico cunha e o que ele pode causar para sua saude.
Mosquito chico cunha (febre Chukungunha)
Na verdade o mosquito uqe ganhou o apelido de mosquito chico cunha se chama aedes aegypty, e ganhou esse apelido por que Brasileiro sempre fala tudo errado mesmo. é o mesmo que transmite a dengue e a zika, mas é bom se prevenir pois ele pode ACABAR COM SUA VIDA! o nome certo da doença é febre chikungunya.
A febre Chikungunya é uma doença causada por um vírus e transmitida por mosquitos do gênero Aedes: A. albopictus ou A. eegypti. Essa última espécie também está relacionada com a transmissão da dengue, outra doença viral extremamente grave e que acomete muitas pessoas em nosso país.
Que moskito é esse tal de aedes?
O Aedes aegypti é um mosquito de origem africana que teve sua primeira descrição realizada no Egito (daí a origem de seu nome). Ele provavelmente chegou aos outros continentes graças às embarcações saídas da África transportando negros, os chamados navios negreiros. Com ampla distribuição pelo globo, o mosquito da dengue é adaptado ao ambiente urbano, onde encontra vários reservatórios ideais para sua fase larval. No Brasil, o Aedes aegypti foi identificado pela primeira vez em 1898 e atualmente é encontrado em todos os estados.
Sua característica principal é a presença de listras e manchas brancas em seu corpo de coloração preta. No que diz respeito aos seus hábitos, o mosquito destaca-se principalmente por possuir hábitos diurnos e ser encontrado em cantos escuros das casas, como embaixo de camas e escondido atrás de armários.
Dengue
Indo direto ao assunto, a Dengue é uma doença infecciosa febril causada por um vírus e transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, principal mosquito vetor. A doença é típica de áreas tropicais e subtropicais, onde as condições socioambientais favorecem o desenvolvimento do Aedes aegypti. A dengue ocorre em todos os continentes, exceto na Europa.A dengue é uma das maiores preocupações em relação a doenças infecciosas atualmente no Brasil. O Estado de São Paulo registrou a ocorrência de 78.614 casos autóctones (adquiridos no próprio Estado) de dengue, em 358 municípios, entre janeiro e outubro de 2007, com considerável expansão da doença para novas áreas. Durante todo o ano de 2006 foram registrados 50.021 casos em 254 municípios. Atualmente, temos 508 municípios infestados com o Aedes aegypti, excluindo-se apenas alguns municípios do Vale do Ribeira e do Paraíba e das Regiões Metropolitanas de São Paulo e de Campinas.
O que uma pessoa deve fazer se achar que está com dengue?
– Procurar um Serviço de Saúde logo no começo dos sintomas. Diversas doenças são muito parecidas com a dengue, e têm outro tipo de tratamento.
– Beber bastante líquido, evitando-se as bebidas com cafeína (café, chá preto). Não tomar remédios por conta própria, mesmo aqueles normalmente indicados para dor ou febre. Todos os medicamentos podem ter efeitos colaterais e alguns que podem até piorar a doença. A dengue não tem tratamento específico. Os medicamentos são empregados para atenuar as manifestações (dor, febre).
– Informar ao médico se estiver em uso de qualquer remédio. Alguns medicamentos utilizados no tratamento de outras doenças (Marevan®, Ticlid® etc.) podem aumentar o risco de sangramentos.
– Não tomar nenhum remédio para dor ou para febre que contenha ácido acetil-salicílico (AAS®, Aspirina®, Melhoral® etc.) – que pode aumentar o risco de sangramento.
Zika virus
O zika é transmitido pelo mesmo mosquito maldito.
Como evitar o mosquito e suas doenças.
O jeito de evitar é o mesmo jeito de evitar a dengue.
– Mantenha a tampa da caixa d’água sempre fechada. Se houver alguma rachadura, troque a caixa. “A dica também vale para quem mora em prédio”, diz Marcela.
– Remova folhas das calhas, bem como tudo que possa impedir a água de correr.
– Não deixe água acumular em lajes e varandas. Passe um rodo.
– Lave com água e sabão locais de acumulação de água, como cisternas e a piscina do sítio.
– Trate com cloro a água das piscinas. As que estiverem fora de uso devem ser cobertas com lona para não servirem de criadouros.
– Remova folhas e galhos das calhas. Esses objetos, assim como outros (flores, pedaços de garrafa, etc) impedem que água escoe e então, se acumula. Verifique semanalmente o estado de calhas, canos e ralos.
– Evite cultivar plantas aquáticas. A água das plantas aquáticas é limpa e propícia para a reprodução da dengue. Durante o pico da dengue, plante outros tipos de planta.
– Mantenha latas e garrafas emborcadas para baixo. Isso evita que a água da chuva se acumule e fique parada por muito tempo. O ideal é jogar garrafas, latas e latões fora ou não deixá-los expostos.
– Use telas protetoras. A tela protetora evita que os mosquitos entrem na sua casa, mas não impedem que ele se reproduza. O uso de telas e tecidos nas janelas é uma medida complementar e deve ser associada às outras práticas para evitar a reprodução do Aedes.
Gostaram da materia? Espero que sim! Tome muito cuidado com esse mosquito é zika.
Dúvidas e sugestões procure o posto de saúde mais proximo da sua casa!