Você já parou para pensar nos conteúdos que você irá aprender em um curso de design gráfico? Se você se interessa pela área, ficamos felizes em explicar que o setor de design pode abrir muitas portas profissionais – afinal de contas, todo grande, médio ou pequeno negócio precisa de um designer gráfico.
E não estamos falando apenas do dia a dia operacional de uma empresa: esse profissional é essencial desde o momento em que o negócio é apenas uma ideia. Afinal de contas, ele será o responsável por criar a identidade visual da marca.
E, como sabemos, criar uma identidade visual não é uma tarefa fácil, mas é muito importante para o sucesso da empresa. Quem não reconhece – de longe – os arcos entrelaçados do McDonalds? Ou a maçã mordida da Apple?
Por isso, vamos ensinar algumas dicas lecionadas em cursos de design gráfico sobre a criação de um logotipo. São elas:
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Pesquise os logotipos de marcas concorrentes
Antes de mais nada, você vai aprender que, antes de criar um logotipo, você deve buscar referências dentro da área de atuação da empresa. Para isso, leve em consideração exemplos que deram muito certo e, também, casos que o logo não trouxe grandes benefícios para a empresa em questão.
Mas, lembre-se sempre que plágio é crime! Nesse momento, você deve buscar referências e, também, aprender com o que deu errado. Um profissional de design gráfico nunca deve, arbitrariamente, copiar a identidade visual de um concorrente.
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Faça uma pesquisa sobre a sua empresa
A empresa que você foi contratado para fazer o logo é mais “brincalhona” ou séria? Se ela fosse uma pessoa, ela poderia ser considerada mais tradicional e conservadora ou mais contemporânea? Todos esses tópicos precisam ser levados em consideração na hora da criação da identidade visual do logo.
Isso se deve pelo fato de que o logo seria o “rosto” da empresa. Por isso, ela deve levar, em sua identidade, as características básicas que definem a marca.
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Faça uma pesquisa sobre o seu cliente em potencial
Outra coisa que você precisa ter em mente é que o logotipo também precisa levar em consideração o cliente principal da marca. Sim, estamos falando da “persona”, que é o “cliente em potencial” da empresa.
Nos cursos de design gráfico, você vai perceber que, além de representar a marca, o logotipo precisa conversar com seus clientes, podendo ser um chamariz para novas fidelizações.
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Faça mais de uma versão e teste em diferentes posições
Depois de todo o processo de pesquisa e após colocar a mão na massa, lembre-se de fazer mais de uma opção de logo. Assim, os donos da empresa podem debater sobre qual é a melhor opção para a marca.
Além disso, insira essas opções de logotipo em diferentes posições. Desse jeito, os executivos terão noção de como a sua marca será estampada em diferentes mídias.
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Evite extravagâncias
Por último, mas não menos importante, lembre-se que logos extravagantes são coisa do passado! Hoje em dia, empresas e clientes buscam por algo mais minimalista, visando uma melhor limpeza e exposição da marca do que ícones em excesso, que podem acabar poluindo o design.
Muita coisa para absorver, não é mesmo? Mas, fique tranquilo: tudo isso são tópicos essenciais em um curso de design gráfico. Por isso, se você gostou desse texto e ficou ainda mais interessado no assunto, procure agora mesmo um curso de sua preferência. E, é claro, não deixe de compartilhar esse texto com seus amigos!