Se voce toma café todo dia vai ficar feliz com esse novo estudo científico…
O café é praticamente parte da nossa cultura, e tem muita gente que não vive sem. Mas, até hoje, muitos evitam seu consumo para evitar problemas digestivos e do coração. Já publicamos aqui o caso da jovem que morreu de overdose de café. Agora, um estudo científico promete revolucionar tudo que se pensava acerca do nosso cafézinho diário.
Como se deu o estudo
O estudo científico publicado no New England Journal of Medicine seguiu 400.000 pessoas entre 50 e 71 anos e concluiu que homens que tomam seis xícaras ou mais de café por dia têm 10% menos chance de morrer no período de 14 anos (da pesquisa), e mulheres que bebem 6 ou mais xícaras de café por dia eram 15% menos propensas a morrer no mesmo período.
O café parecia ter um efeito protetor em especial contra doenças crônicas, mas o benefício foi visto em quase todas as causas de morte como doenças cardíacas, doenças respiratórias, derrames, diabetes e infecções. Câncer foi a única grande causa de morte que não teve relação com o café.
Café faz bem?
O benefício do café é um tema polêmico na comunidade científica. Existem vários estudos que atribuem à ingestão de café menores riscos de diabetes tipo 2, mal de Parkinson, câncer de fígado e de mama. Mas há o mesmo tanto de pesquisas dizendo exatamente o contrário, ou que essas afirmações não são comprovadas.
Também já foi dito que o café reduz os seios das mulheres e aumenta o risco de dor de cabeça. Por outro lado, dizem que o café pode melhorar a experiência sexual em pessoas que não são usuários habituais da bebida, e que duas xícaras de café podem reduzir significativamente a dor muscular pós-academia. Mas uma coisa parece certa: vários estudos já demonstraram que o café possui antioxidantes, que são bons para nossa saúde. A opinião dos experts é de que café faz bem.
“O café contém mais de mil compostos que podem afetar o nosso risco de morte. O composto mais bem estudado é a cafeína, apesar de associações similares de café sem cafeína sugerirem que, se a relação entre o consumo de café e mortalidade for causal, outros compostos no café, por exemplo, os antioxidantes, incluindo os polifenóis, podem ser importantes”, disse o principal autor do estudo, o Dr. Neal Freedman, do Instituto Nacional de Câncer americano e do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, em Rockville, Maryland, EUA.
Particularmente, vou continuar tomando meu cafézinho diário. E você, leitor(a)?
Fonte: Hypescience
Serei imortal