Não é muito incomum que durante a infância, surja a necessidade ou vontade de presentear a criançada com um belo óculos de sol infantil. Isso porque, em algumas situações, o acessório pode não ser apenas um item para deixar o visual mais alegre, já que alguns pequenos, necessitam mesmo fazer o uso de óculos por conta de sua saúde ocular. Por conta disso, muitos são os papais e mamães que ficam em dúvida sobre como escolher da melhor forma o óculos de sol infantil ideal para seus pequenos.
E para ajudar a responder diversas dúvidas que podem surgir no caminho, continue a leitura e veja algumas dicas que podem facilitar a escolha e a compra do acessório. Confira!
Crianças podem usar os óculos de sol
Muita gente acha que óculos de sol é coisa de adulto e que para as crianças eles são apenas um acessório divertido. Se você está entre os pais que pensam isso, fique atento! O uso de óculos de sol infantil é muito importante e pode sim ajudar a evitar problemas futuros.
Na hora de escolher o acessório para a criançada, um item que deve ser de total atenção, é que para que a proteção dos raios solares seja completa, é indispensável que os óculos de sol infantil, assim como o de adultos, deva possuir lentes com proteção UVA e UVB. Portanto, na hora da escolha, nada de optar por óculos de sol sem uma certificação válida.
Por que os óculos de sol são tão importantes para as crianças
Os olhos e também a pálpebra das crianças são muito mais sensíveis do que a dos adultos. Isso acontece porque a lente dos olhos de crianças com até mais ou menos 10 anos de idade, é mais clara. Isso contribui para que os raios do sol entrem com mais facilidade, o que em excesso, pode ser prejudicial à saúde ocular dos pequenos.
Com o avanço da idade, essa lente interna vai ficando com uma opacidade maior, garantindo que a proteção também cresça, oferecendo maior resistência à claridade. Portanto, é muito importante que as crianças estejam protegidas dos raios solares durante a ida à praia ou à piscina, e que, além do uso de protetor solar, elas também estejam protegidas com chapéus e óculos de sol infantil.
Como saber se a sua criança já está pronta para o uso dos óculos de sol?
A resposta é simples: procure consultar um oftalmologista antes do uso dos óculos de sol. Desta forma, será muito mais simples saber se seu pequeno está ou não liberado para o seu uso, ou ainda, se o especialista tem alguma contraindicação.
Outra dica essencial na hora de escolher os óculos de sol infantil, é levar em conta o material da lente, lembrando sempre que as lentes devem filtrar 100% os raios UV. Quanto à escolha da armação, dê preferência aos materiais como o grilamid, o silicone e a resina morfa termoplástica. Isso vai fazer com que a armação do óculos de sol infantil se torne mais confortável.
Para finalizar, não poderíamos deixar de falar sobre o tamanho da armação para crianças, que, independente do formato e assim como o óculos de grau infantil, não deve ficar abaixo da altura das sobrancelhas e nem ultrapassá-las.
Depois de entender mais sobre como escolher o modelo de óculos de sol infantil ideal para seu filho, que tal chamar o pequeno para ajudar na busca do acessório? Boa diversão!