Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, apenas “ser bom no que faz” infelizmente não é mais o suficiente para conquistar uma vaga durante um processo seletivo: é necessário mostrar que, além das suas habilidades e conhecimentos técnicos, você também tem outras coisas para oferecer para a empresa que te contratar, que fazem de você um profissional de alto valor. 

E para se tornar esse profissional, existem alguns passos importantes, que não apenas vão realmente melhorar e aumentar o que você tem a oferecer, mas também ajudam a deixar isso muito mais claro e evidente para os recrutadores. Saber como transmitir seu valor como profissional não apenas ajuda a aumentar sua empregabilidade, melhorando suas chances em processos seletivos, mas também é essencial para o crescimento profissional e a construção de uma carreira de sucesso.

 

Desde um Programa de Inclusão ao Emprego até pequenas mudanças no seu currículo, os métodos que podem ser aplicados para te ajudar a se tornar um profissional disputado por recrutadores são diversos. Quer saber mais? Então confira a lista que preparamos com alguns dos mais importantes.

 

Desenvolva outras habilidades

Essa dica parece até um pouco óbvia, mas é tão importante que acreditamos que vale a pena mencionar logo de primeira.

 

Como falamos ali no início, só os conhecimentos e habilidades técnicas não são mais suficientes para entender como garantir a empregabilidade: os profissionais de hoje em dia precisam ter pelo menos uma noção básica de diversas outras habilidades e competências — e muitas vezes, em partes que não são nada relacionadas com o emprego em si.

 

Por isso, é essencial que você se esforce para desenvolver ou melhorar competências em diversas áreas, e não só nas estritamente relevantes para o seu trabalho no dia a dia. Criatividade, relacionamentos interpessoais, novas metodologias de trabalho e produtividade, e até mesmo alguns interesses alternativos são algumas das mais valorizadas por recrutadores, já que elas demonstram versatilidade e capacidade em um candidato.

 

Aproveitamento importa mais que tempo

Já se foi o tempo em que uma das características mais valorizadas de um profissional era o tempo que ele permaneceu em uma única empresa.

 

Claro, esse tipo de “lealdade” ainda pode ser um ponto positivo, mas deixou de ter a grande importância que tinha nas décadas anteriores. Hoje, o que é muito mais valorizado pelos recrutadores é a sua experiência em cada lugar pelo qual passou: o que você realizou em cada um deles, seus aprendizados, o que você deixou como lição para quem te substituiu, como lidou com situações boas e ruins… qualquer tipo de transformação feita ou desencadeada por você e pela sua presença na empresa.

 

Mais do que nunca, as empresas estão priorizando e valorizando o impacto de cada indivíduo em seu ambiente de trabalho, e demonstrar que você é capaz de criar um impacto positivo é essencial para entender como aumentar a empregabilidade.

 

Equilíbrio entre humildade e ego

Não apenas na vida de um modo geral, mas principalmente no âmbito profissional, a afirmação “nada se constrói sozinho” é uma das maiores verdades, e ter a humildade de reconhecer que, por melhor que seja, você não é o único responsável pelos sucessos da empresa, e saber dar os devidos créditos é uma característica muito importante.

 

Porém, saber equilibrar essa humildade também é importante: assim como superestimar a sua importância faz você parecer egocêntrico e que não leva as contribuições de outras pessoas em consideração, subestimar o seu papel e participação em projetos e transformações pode fazer você parecer um profissional irrelevante, que não faz diferença na área onde atua — e que não será uma adição relevante para a empresa recrutadora.

 

Personalize seu currículo

Essa também é uma dica um pouco mais básica, mas que quando bem aplicada, é muito útil!

 

Ter um modelo de currículo padrão, com todas as informações sobre a sua vida profissional, é absolutamente essencial na busca de vagas de emprego. E enviá-lo do mesmo jeito para a maioria das empresas não é, exatamente, um problema, já que ele contém tudo que elas precisam saber sobre você.

 

Porém, personalizar o seu currículo de acordo com a empresa que vai recebê-lo pode fazer toda a diferença, e fazer ele se destacar em meio a vários outros.

 

Assim como escolhemos nossas roupas de acordo com o ambiente ou ocasião — roupa formal para um casamento, ou mais casual para um passeio no shopping, por exemplo — também é importante “vestir” o seu currículo para cada empresa. 

 

Para fazer essa personalização, busque saber um pouco mais sobre a empresa, seus valores, seus focos e também qual o tipo de cultura que ela cultiva dentro do ambiente de trabalho, e entenda quais seções do seu currículo podem ser adaptadas para destacar as características, experiências e habilidades que correspondem aos valores da empresa em questão, e também, para tirar os holofotes das que possivelmente não sejam tão relevantes assim.

 

Os desafios da empregabilidade são vários, mas felizmente, superá-los é possível. Quer saber mais? Então é só navegar pelo nosso site e conferir vários outros artigos sobre o tema!



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