Cientistas criaram um novo tecido que promete ser um negócio da China, e o sonho de toda dona de casa: o tecido autolimpante!

mulher feliz

Já pensou se você  nunca mais tivesse que lavar roupas, bastando pendurá-las ao sol para se livrar das manchas e sujeira? Um sonho impossível? A partir de agora, nem tanto. Um revolucionário tecido desenvolvido pelos cientistas chineses Mingce Long e Deyong Wu, da Universidade de Jiao Tong, em Xangai, promete se limpar sozinho!

O tecido em questão é banhado com uma camada de nanopartículas de dióxido de titânio (composto geralmente usado em protetores solares) e nitrogênio. Feito de algodão, o tecido promete facilitar a vida das donas de casa do futuro e, ao mesmo tempo, ajudar o meio ambiente, economizando água e diminuindo o consumo de sabão e detergentes. Quando expostas à luz solar, essas nanopartículas se quebram, matando bactérias e removendo manchas de sujeira. Outras nanopartículas de prata e iodo ajudam a acelerar o processo e seu revestimento químico permanece intacto depois de lavagens e secagens tradicionais.

O artigo sobre a invenção do material foi publicado no periódico científico ACS Applied Materials & Interfaces, da Sociedade Americana de Química, mas ainda está em fase de testes.

O que achou dessa novidade, caro(a) leitor(a)?

Fonte: G1

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *