ACTA: preparem-se Internautas!vem aí uma lei pior do que a sopa!


A sopa e a pipa foram arquivadas, mas um tratado mundial muito pior vem por aí, o acta!

acta ACTA: preparem se Internautas!vem aí uma lei pior do que a sopa!

Neste mês de janeiro, houveram muitas discussões sobre as leis antipiratiaria como a sopa e a pipa. Além disso, tivemos o Megaupload fechado e muitos protestos internet afora.Tanto Google quanto Facebook ameaçaram sair do ar.Houve ataques de hacktivistas contra sites do governo e até um apagão na internet, coordenado por sites como Wikipedia e Reddit, que ficaram 24 horas fora do ar.Mas com a lei Sopa arquivada no congresso Americano, o perigo para a liberdade na internet parecia ter passado.Parecia.

Foi então que veio a tona na última semana, o Acta (Anti-Counterfeiting Trade Agreement), um tratado mais abrangente e possivelmente mais rigoroso do que as leis sopa e pipa.O objetivo deste é a criação de padrões internacionais para o combate da falsificação de bens e a pirataria na web. O que significa que a discussão sobre medidas antipirataria agora deixa os corredores do congresso norte-americano e ganha dimensões mundiais-globais.

O que é o Acta

O Acta é visto como uma regulamentação mais protecionista e rigorosa que seus similares, Sopa inclusive, e tem sido duramente criticado por diversas entidades e ativistas que militam a favor da privacidade e liberdade na rede. E o primeiro ponto de protesto diz respeito à maneira sigilosa com a qual o tratado foi concebido e também o fato de ter sido negociado por um grupo fechado de países – Estados Unidos, Canadá, União Europeia (UE) e Japão entre eles.


Apesar estar longe de sua versão final, o que se sabe é que o Acta é parecido com o Sopa, pelo menos no que diz respeito à internet.Entretanto, além de ser mais abrangente que seu primo americano, os mecanismos de implementação e punição são ainda mais rigorosos.

Uma das disposições prevê que o acordo transforme servidores de internet em vigilantes da rede. Servidores serão obrigados a fornecer dados privados de usuários suspeitos para detentores de direitos autorais. Para que isso aconteça, é preciso que o detentor apresente justificativas razoáveis que mostrem a tal infração, mas isso ainda suscita muitos temores em internautas mundo afora, e pode ser usado como um mecanismo de censura na Internet.

É justamente nesse ponto que existe uma pegadinha: o Acta não define qual seria essa justificativa, o que traz implicações diretas para a privacidade na internet.O acordo também prevê algumas medidas que podem ser tomadas por autoridades alfandegárias. Como por exemplo a fiscalização e apreensão de bens como mp3 players e notebooks.Já pensou ter seu mp3 confiscado no aeroporto? Pois bastaria a existência de suspeita de que tais bens possam contar com conteúdo que viola direitos autorais, como mp3s e vídeos.

Como surgiu o Acta

acta1 ACTA: preparem se Internautas!vem aí uma lei pior do que a sopa!

Sim, o ACTA tem grande influência dos EUA

As negociações e elaborações do texto do Acta, começaram de maneira formal em 2008 e na época a discussão de fato ficou restrita a este grupo fechado. A construção foi conduzida em segredo até meados de 2009. Naquele ano, o Wikileaks trouxe à tona a existência do projeto, então desconhecido pela sociedade civil.

Porém, no ano de 2011, o tratado foi aberto para assinaturas e foi prontamente reconhecido pelos países que participaram das negociações, com exceção da UE. Um tempo depois, contou com a adesão da Austrália, Coreia do Sul, Marrocos, Nova Zelândia e Cingapura.o Brasil ainda não foi incluído.(ufa!)

Situação do Acta

Esta semana, o Acta foi finalmente assinado por 22 estados membros da UE, em Tóquio. Para que seja efetivamente colocado em prática em território europeu, porém, deve ser ainda ratificado pelo parlamento, o que deve acontecer em junho deste ano

A posição do Itamaraty em relação ao acordo é clara. Em nota oficial à EXAME.com, o órgão diplomático brasileiro declara não reconhecer a legitimidade do Acta. A principal justificativa é que o tratado não foi discutido em âmbito de órgãos multilaterais, como a própria ONU ou OMC (Organização Mundial do Comércio).Resta saber por quanto tempo.

Será que dá pra confiar caro leitor(a)? Será que em um futuro próximo o brasil não será forçado a assinar esse tratado?

Fonte:infoexame

You can leave a response, or trackback from your own site.

7 Responses to “ACTA: preparem-se Internautas!vem aí uma lei pior do que a sopa!”

  1. Hermann says:

    Devemos ficar de olho nas ações que estão tramando para controlar a internet em todo o mundo. Internautas e webmasters devem se unir contra a censura na rede.

  2. Leonardo says:

    Do jeito que a coisa vai e como os americanos são insistentes daqui a pouco a internet vai servir só para imprimir 2ª via de boleto para pagar. Vão matar a rede.

  3. martim says:

    Que horror! Será que voltaremos aos velhos tempos em que tínhamos que pagar para ter acesso ao trabalho de alguém?
    Como será o mundo sem internet? Em vez de blogs teremos que ler livros, e ainda ter que pagar por eles? afffff q meda…

  4. Enri says:

    2° via é pirataria amigo!

  5. gustavo says:

    AFF! ta fechando tudo mano,quer saber e melhor fecha a net ai nois nao paga mais para nao usar

    quero que essa lei vai toma no cú

  6. JEFFERSON says:

    Se todos se rebelassem e não comprassem mais um produto americano sequer, não fossem mais aos cinemas para assistir filmes hollywoodianos, os EUA teriam um prejuízo exponicialmente maior do que a pirataria traz e eles iriam a falência. Não se intrometeriam mais na vida das pessoas.

  7. Livre direitos de todos says:

    a rede tem que ser livre sempre

Quer deixar seu comentário?

What is 12 + 6 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Responda essa continha, senão o comentário não é registrado! É pra evitar spam, sabe como é, né?