Dia começou com lula preso, levado para depor na operacao lava ajato fase Aletheia, confira como se deu tudo!

O dia começou conturbado na política do país, onde o ex presidente Luís Inácio Lula da silva foi preso para depor na operação lava jato, acompanhe aquio que realmente aconteceu.;

Lula preso na operação lava jato

lula preso lava jato

O ex-presidente Lula foi levado de carro por volta das 6h desta sexta-feira (4) pela PF (Polícia Federal) de São Paulo para depor, após a operação Aletheia, 24ª fase da Operação Lava Jato, ter cumprido mandado de busca e apreensão e de condução coercitiva –quando o investigado é obrigado a depor.

Por que Lula está sendo investigado?

Lula é investigado porque ganhou um tríplex no Guarujá, litoral paulista, da construtora OAS, reformado pela empreiteira, e um sítio em Atibaia, no interior de São Paulo, reformado por Bumlai e pelas construtoras OAS e Odebrecht. Ele também é investigado por pagamentos diretamente recebidos por sua empresa e pelo Instituto Lula, a título de palestras e doações. De acordo com a força-tarefa do Ministério Público baseada em Curitiba, há provas de que ele recebeu dinheiro desviado do esquema de corrupção na Petrobras.

E como vai acabar isso?

Nesta quarta-feira (2), Lula entrou com um pedido de habeas corpus preventivo no Tribunal de Justiça de São Paulo para evitar que ele e dona Marisa fossem levados à força para depor. A intimação enviada pelo promotor de justiça Cássio Conserino previa a possibilidade de condução coercitiva dos dois ao Ministério Público Estadual, conforme confirmou o assessor de imprensa do Instituto Lula, José Crispriniano, à reportagem do iG

Os advogados do ex-presidente consideraram essa “ameaça” ilegal e, por isso, optaram pelo envio dos esclarecimentos por escrito, além do pedido de habeas corpus.

Além da abordagem do MP-SP, a defesa de Lula também contesta a atuação do promotor Cássio Conserino nas investigações sobre o tríplex no edifício Solaris. A força-tarefa que apura o caso suspeita que Lula e Marisa sejam os verdadeiros donos do imóvel, que está registrado como propriedade da construtora OAS.

Ainda são apurados pagamentos ao ex-presidente, feitos por empresas investigadas na Lava Jato, a título de supostas doações e palestras.

Fonte: Estadao, Folha, Globo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *