Entenda o que é e quais são os google bombs mais famosos por aí…

google sucks

Recentemente, nos posts Do a barrel roll: entenda o que é isso que apareceu no Google e Google gravity e tilt: entenda aqui do que se trata! falei sobre as brincadeiras que a Google vem fazendo. E acabei percebendo que algumas pessoas chegavam até o blog atrás do significado do termo google bomb. Pois bem, vamos à explicação:

Google bomb é uma manipulação do conjunto de resultados de uma busca, de modo a colocar o resultado da busca por um determinado termo na primeira posição. O google bomb costuma representar uma crítica ao termo ou site que ocupa a primeira posição. Por isso, ganhou este nome e a atenção do Google e dos internautas.

Casos famosos

O primeiro caso famoso foi a busca por miserable failure (algo como “fracasso absoluto”) no google.com, que tinha como primeira e segunda posições resultados envolvendo o ex-presidente dos EUA, George W. Bush.

O objetivo foi fazer uma crítica  e o posicionamento inicial da Google foi de não conter a brincadeira, mas começaram a surgir alguns problemas. Assim como um post criticando alguém, um link depreciativo como este pode ser considerado difamação. No Brasil, Preta Gil já processou a Google, pois ao digitar “atriz gorda” na busca, o primeiro resultado que aparecia era sua página. Alguns outros como Xuxa e o piloto Rubens Barrichelo também processaram o Google por motivos parecidos.

Alguns exemplos:

– “Déspota cachaceiro” retornava a página do presidente Lula no governo
– “Vice de novo” retornava a página do Vasco da Gama
– “Mulambada” retornava a página do clube do Flamengo
– “Vergonha nacional” retorna a página do Senado

E você leitor, conhece mais algum exemplo de google bomb?

Referências: Mestre SEO

4 thoughts on “Google bomb: o que é isso, afinal?”
  1. A HP pagou o google para que quando pesquisassem “hp” não saisse nenhum resultado sobre Harry Potter, só da marca HP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *