MSN: ele não faz até hoje 7 coisas que o ICQ fazia… em 97


Veja as funcionalidades que, às portas de 2012, o MSN ainda não tem…

icq windows live

Quem viveu a época da internet discada com certeza se lembra afetuosamente do nosso velho conhecido ICQ e de como ele era diferente do MSN, atualmente o comunicador mais utilizado na Internet. Muitas pessoas migraram, não porque gostavam mais do MSN, mas devido à facilidade das conferências via webcam. Enquanto as listas de amigos online no ICQ diminuíam, o MSN tomava conta do mercado. Oh,oh! Nunca mais se ouviu falar no ICQ.

O problema é que muitas funcionalidades do ICQ que deixariam o MSN muito mais atrativo até hoje não existem! E fazem uma falta grande para quem decide baixar o MSN.

Recentemente, no post Coisas que o ICQ fazia em 1999 e o MSN não faz em 2011… eu comecei a falar sobre o assunto, mas o tempo passou e resolvi atualizar a lista.

Vamos então às funcionalidades que até hoje o MSN não possui:

1. Mandar uma mesma mensagem para várias pessoas


Digamos que você queira enviar uma mensagem curta e rápida para seus contatos, avisando que amanhã tem um churrasco, ou que vai viajar. Pois no MSN isso não é possível até hoje. Em 1997 o ICQ já permitia isso facilmente. Será que é algo tão complicado assim de se implementar?

2. Mensagens offline

O MSN tem essa funcionalidade. Mas você já tentou usar? Bom eu já. E fiquei recebendo a mesma mensagem offline de um amigo por uns 3 dias toda vez que eu logava. Não parece ser um indício de um bm funcionamento, parece?

3. Mandar links a todos da lista

Muitos dirão que esse recurso era usado para spam, mas o ICQ te dava opção de receber links só de quem você confiava. Ou seja, podia eliminar facilmente os chatos de plantão. Hoje no MSN, adivinhem, não é possível fazer isso.

4. Convidar para outros programas

O ICQ tinha uma lista de compatibilidade, que incluía jogos, netmeeting, aplicativos de escritório e muito mais. Você convidava seus amigos e o programa já abria configurado perfeitamente pra vocês utilizarem juntos o aplicativo. Lembro de várias partidas de Quake que joguei, convidando via ICQ e já iniciando na sala, com os jogadores conectados e com tudo pronto para o fight.

5. Rapidez no envio de arquivos

Em 97 não havia internet banda larga, mas mesmo nos fins de 2003 quando o ICQ começou a sumir a diferença na velocidade de envio de arquivos era perceptível. Se você duvida, faça o teste em sua casa. Instale o ICQ e envie o mesmo arquivo usando ele e depois o MSN. Isso sem mencionar que o ICQ fazia resume: o download continuava de onde tinha parado. E até hoje, nada disso no MSN.

6. Procura por cidade

Conheceu alguém legal na escola e quer saber se pode adicionar no seu comunicador? É só digitar o nome e procurar pela cidade, que você vai achar facilmente. Obviamente estamos falando do ICQ. No MSN até hoje não há nada parecido.

7. Invisible List

Como era bom poder entrar invisível e só aparecer para quem você queria. Experimente fazer algo assim no MSN. Você não consegue receber arquivos, nem realizar webconferência. Fica tão invisível que é quase como se estivesse offline.

Muita gente vai dizer que o texto é saudosista, que estou chorando as mágoas do velho ICQ, mas cá entre nós: você não acha ruim quando algo na sua vida muda pra pior? Ok, existem algumas poucas vantagens no MSN, como a facilidade de enviar arquivos e receber, mesmo que você use internet compartilhada ou à radio, o que sempre foi problemático no ICQ. Além disso, é mais fácil instalar e configurar o MSN, o que levou muitos leigas a adotá-lo.

Resumindo, a intenção do texto  não é entrar no mérito de quem é melhor ou pior e sim perguntar: por que até hoje o MSN não desenvolveu nada disso que o ICQ fzia tão bem em 1997? Pois é. Deixo a resposta para você leitor pensar ao baixar o MSN da próxima vez…

You can leave a response, or trackback from your own site.

26 Responses to “MSN: ele não faz até hoje 7 coisas que o ICQ fazia… em 97”

  1. Só de lembrar que meu uin original tinha só 5 dígitos mas perdi a senha e não tenho mais como recupera-lo…
    Buááááááá…
    #MimimiSaudosista

  2. Jessé says:

    Faltou falar do chat em tempo real, que vc via enquanto a outra pessoa escrevia, não precisava enviar a msg. Então dava pra ver o outro escrevendo e apagando, era muito real.

    • Bruno Rodrigo says:

      Pensei exatamente nesse recurso.
      Achava muito massa. =D
      Até hoje comento que o ICQ era muito melhor que o msn.
      Até o nome do programa é bacana: “I Seek You”.
      Difícil aceitar a realidade de que a população dificilmente escolhe bem o que é melhor para ela.

  3. Bárbara says:

    A mesma mensagem para vários contatos é possível quando você tem o MSN Plus instalado 😀

  4. Albert says:

    Pq Msn nao tem essas funções??? Porque é um LIXO! Só foi aceito porque é empurrado goela abaixo para todos usuários do Ruwindows!

    Nem vou entrar no mérito do mIRC que é mil vezes melhor e mais sociavel!!!

    Bons tempos! saudade dos bons tempos.

  5. Tuti says:

    Então usa ICQ.

  6. Mazinho says:

    “UIN” Nem lembrava mais disso. Bons tempos de ICQ.

  7. Bruno says:

    Vai lá usar o icq então, otário

  8. Milla says:

    ué, hoje em dia, com as extensões disponíveis já é possível fazer tudo isso pelo msn com a maior facilidade… é só baixar o plus! e ele é super leve!

    • Admin says:

      Ele não é uma extensao oficial da microsoft, é um programa de terceiros e que vem cheio de spyware.Fora que a comparação aqui é do jeito que os programas são baixados direto do fabricante.

  9. Bruno vc é bocó says:

    quem usou/ usa, sabe qual dos dois é o melhor.

  10. eu says:

    Eu me pergunto até hoje como diabos o msn conseguiu roubar os usuários do icq, mesmo sendo pior…

  11. Paulo says:

    E o MSN só tem 7 centenas de funcionalidades a mais, vixi.

  12. Marcella Lopes says:

    169557522…era meu ICQ!
    Só não lembro DE JEITO NENHUM a senha!…rsrs
    Adorava o icq, e essa bosta de msn eu nem uso.

  13. Dimmy says:

    A versão mais nova do MSN te permite escolher quais pessoas irão lhe ver enquanto estiver invisível. Assim podendo fazer vídeo-conferencia e transferência de arquivos…

    Mas a transferência de arquivos era muito rápida no ICQ, e é apenas disso q sinto falta, da velocidade de transferência e do resume download.

    E PAREM DE FALAR DA BOSTA DO MSN PLUS CARvALHO!!! Só serve pra enviadar mais ainda o MSN e vem cheio de spyware.

  14. Flavio says:

    Adorava o “oh-oh”

    Mas saudade mesmo eu tenho do mIRC.
    Ô mas aquilo era divertido! Uma boa parcela da graça de estar na web morreu com a morte do mIRC brasileiro!

  15. Leishmaniose says:

    Olá,

    HAUAHUAHUAHAUHAUHAUA! Engraçado é ver o povo pago pela Microsoft (porque eles devem estar recebendo grana pra ficar falando do MSN como se fosse a própria vida, né?) defendendo o MSN aqui no melhor estilo “eu tenho 12 anos”. HUAHAUHAUHAUAHUAHUAA!

    E eu ainda uso ICQ e hoje ele ainda é melhor que o MSN, permitindo, inclusive, conectar diretamente com o Gtalk (consequentemente Orkut) e com o chat do Facebook. 🙂

    Bonanças.

    Atenciosamente,
    Leishmaniose

  16. Kim says:

    Cara, você também participava daqueles chats de domingo à noite com o pessoal que jogava Quake? Aquilo era uma zona desgraçada 😀

  17. Rafael says:

    Bons tempos de ICQ, ainda lembro da buzina quando vc entrava 😀

  18. Rafael says:

    Bons tempos de ICQ ainda lembro da buzina quando entrava 😀

    Eu so fui baixar o MSN quando percebi que todos os meus contatos ficaram offline durante alguns dias ai eles me avisaram que tinham migrado pro MSN RS…

  19. nicole says:

    Essa lista ai tem que dar uma concertadinha… Bom, as mensagens offline sempre funcionaram bem no meu msn, e quanto a lista offline no msn 2011 é possivel você escolher ” ficar invisivel para esta pessoa” ou grupo e então você fica online só pra quem quer e dá pra fazer as coisas normalmente. Quanto a mesma mensagem para vários contatos, é realmente seria uma boa coisa, eu tenho o plus instalado e nunca consegui fazer isso …

Quer deixar seu comentário?

What is 12 + 11 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Responda essa continha, senão o comentário não é registrado! É pra evitar spam, sabe como é, né?