Saiba quem são os “filhos” e  “netos” do Napster, e como eles funcionam atualmente!
Napster
Em uma época não muito remota da Internet, o Napster era, se não o pioneiro, pelo menos o mais famoso software peer-to-peer (ponto a ponto ou P2P) a se tornar popular na rede. Ele ajudou a disseminar nossa tão conhecida troca de MP3 que hoje rola solta na net. Como todos sabem a festa não durou muito, graças ao Metallica e à RIAA (associação das gravadoras nos EUA) o Napster foi paralisado, uma companhia o comprou e depois ele acabou sumindo.

Mas e seus usuários? Pra onde  migraram? Que programas passaram a utilizar? Quem atualmente carrega a bandeira do P2P? Entre mortos e feridos, os softwares  “filhos” e “netos” do Napster que estão em atividade são:

BitTorrent

Através de um protocolo próprio, o programa utiliza o conceito P2P para conectar usuários a um tipo de compartilhamento de dados bastante efetivo. Diferente dos outros programas do ramo, o BitTorrent permite a você baixar cada arquivo em pequenos fragmentos aleatórios, de modo a tornar os seus downloads muito mais rápidos.

A única desvantagem é o método de busca – uma vez que você tem de entrar em sites de torrents para baixar o arquivo – mas a velocidade de download e também a vantagem de poder evitar a prática do Traffic Shapping (técnica ilegal, porém existente, onde seu provedor restringe sua velocidade de download ao perceber que o tráfego provém de programas peer-to-peer), tornaram seu uso bastante difundido.

Shareaza
shareaza
O Shareaza é um dos compartilhadores de arquivos mais famosos da atualidade. Através dele você poderá baixar os arquivos que desejar, sejam eles músicas, vídeos, fotos, ebooks etc. Um dos pontos mais legais do programa é que ele utiliza o poder de diferentes redes P2P para que você desfrute de uma boa velocidade ao baixar seus arquivos, sem a necessidade de esperar por várias horas para baixar aquele filme.
O aplicativo possui integrado um sistema de anti-corrupção de arquivos. Isso significa que ele irá consertar os arquivos que você baixar e que por ventura estiverem danificados antes que o download seja concluído. Além disso, com a rede própria do programa, a Gnutella 2, você poderá buscar arquivos com maiores chances de obter resultados satisfatórios. Você mesmo pode otimizar as suas buscas, basta utilizar os filtros embutidos no aplicativo: música, vídeos, livros, imagens, aplicativo, arquivo, código-fonte, legendas, arquivos de apresentação e arquivos .torrent.

Emule

Inspirado por um congênere chamado eDonkey, o aplicativo foi criado agregando as qualidades do seu semelhante e tentando sanar seus defeitos ou imperfeições. O grande diferencial do eMule em relação aos programas do seu gênero é a quantidade de resultados conseguidos através das buscas.

Devido ao fato do aplicativo poder ser conectado livremente em dezenas de redes se compartilhamento, ele possui uma gama de resultados maior que a dos outros programas. Por esse motivo usuários que sempre buscam arquivos mais raros preferem o eMule.

Sua interface também é muito simples de ser usada, sem causar problemas em localizar suas principais ferramentas. O único problema do aplicativo é a necessidade de conhecimentos avançados em configurações de portas abertas no modem para resolver eventuais problemas de conexão com os servidores.

Ares

Embora seja mais recente que os aplicativos já citados, o Ares não perde em nada para os grandes programas do gênero. O aplicativo é muito leve e encontra resultados satisfatórios para músicas e vídeos, além de boas velocidades de download para os arquivos.

Um dos seus diferenciais é a presença de um completo player de mídia embutido no programa. Isso permite visualizar os vídeos ou ouvir as músicas baixadas antes mesmo que seus downloads terminem, poupando seu tempo em caso de arquivos fake.

Limewire
lime wire
O compartilhador do limão é destaque por motivos essenciais para este tipo de programa. O primeiro deles é a pequena quantidade de arquivos danificados ou que contenham algum tipo de vírus embutido nos downloads, o que confere ao Limewire o título de um dos compartilhadores mais seguros da atualidade.

O programa é muito leve e simples de ser usado, sem configurações adicionais, exibindo apenas um pequeno guia com algumas perguntas em sua primeira execução. A interface é leve e traz opções bem divididas, sem complicar a vida do usuário.

Basta escolher o tipo de arquivo a ser pesquisado e seu nome ou uma palavra-chave referente a ele, iniciando a busca logo em seguida. Os resultados mais fiéis são exibidos rapidamente na tela, permitindo seu download a qualquer momento. Há uma versão paga do programa, incluindo melhores resultados e melhor conexão para os downloads.

Dicas Importantes:

– Lembre-se sempre: antes de utilizar qualquer compartilhador, mantenha seu antivírus e antispyware ativos e  atualizados!

– É importante ter cuidado em colocar as pastas corretas para serem compartilhadas. Afinal,vai que você sem querer compartilha uma pasta de álbum de família (ou coisa pior), não é?

– Mantenha antivírus, antispywares e firewall configurados da forma correta.

– Ao baixar um arquivo, verifique-o manualmente com um antivírus.

– Verifique a extensão do arquivo. Arquivos com extensões .com, .scr e .exe são indicativos de códigos maliciosos.

– Tome cuidado com o que você baixar e com o uso que você fará do material baixado, já que estes arquivos podem ter direitos autorais.

Fonte: Baixaki /Superdownloads/Winexperience

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *