Conheça tudo sobre a telemedicina e como ela vai revolucionar nossa sociedade!

No mundo atual, nossa sociedade tem acompanhado várias evoluções tecnológicas que contribuem para melhorias em nossa qualidade de vida. No artigo de hoje vamos falar sobre uma das mais importantes, que é a telemedicina. Ela tme feito muitas transformações, principalmente no uso de Plataforma de Telemediciona para Empresas que auxilia tanto pacientes quanto a profissionais.

Como funciona a Telemedicina?

Essa modalidade da medicina é extremamente prática e simples. No caso de uma radiologia, por exemplo, o exame é realizado em um equipamento convencional e enviado por um computador conectado à internet a uma central de telerradiologia, onde radiologistas especialistas analisarão o exame e elaborarão um laudo médico de maneira mais rápida, mas com a mesma precisão de um laudo elaborado presencialmente. Ela é mais do que uma maneira de aliar tecnologia e medicina, pois utiliza todos os recursos disponíveis com o intuito de fornecer um melhor atendimento ao paciente, mesmo que ele esteja em locais de difícil acesso.Os médicos podem ter acesso aos exames, transpondo barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas. Assim, a prática facilita não somente a comunicação dos profissionais da saúde com seus pacientes, por meio das tecnologias de informação e comunicação, mas também permite um intercâmbio seguro de informações.

Para que você tenha uma clara noção do que é a telemedicina, vamos explicá-la a partir de um exemplo: suponha que você resida em uma cidade do interior, que não possui alternativas para tratar sua patologia. Devido a isso, seu médico recomenda um especialista de outro município.

Mas que tal realizar sua consulta sem que seja necessário se deslocar? A telemedicina possibilita isso! O médico responsável enviará seus exames ao profissional indicado por ele, que fará uma avaliação e sugerirá formas de tratamento, por meio do intercâmbio de informações.

Quais as vantagens?

As vantagens da telemedicina começam pelo maior acesso à saúde, mas vão muito além disso.Essa é a uma realidade que você passa a entender conforme conhece detalhes da tecnologia envolvida e do próprio processo.

Sem gastos com transporte

É possível economizar seu dinheiro em transporte público, estacionamento e assim por diante, quando você visita seu médico em seu computador ou dispositivo móvel. Além disso, nenhum tempo será desperdiçado em um engarrafamento, o que pode atrasar a consulta com o médico.

Acesso a especialistas

Atualmente, para visitar um médico que é especialista, é preciso viajar longas distâncias e investir uma quantidade significativa de tempo. No entanto, a telemedicina torna possível aproveitar a proficiência de profissionais que atendem em áreas distantes. Na verdade, você gostaria de ter a ajuda do especialista mais competente e, claro, não o mais próximo, quando se trata de problemas de saúde.

consultas

Emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO)

Um ponto positivo tanto para os profissionais da saúde, quanto para as companhias é a emissão do ASO. Esse atestado indica se o funcionário está pronto ou não para realizar as atividades dentro da firma. O laudo é apresentado depois de exames de admissão, de rotina, para troca de função, de retorno ao trabalho e demissional. Com o uso da telemedicina, a comunicação entre o especialista em medicina do trabalho e a empresa é feita on-line.

Como ela está sendo adotada no Brasil?

Uma resolução do Conselho Federal de Medicina – CFM regulamentou o atendimento de consultas e diagnósticos por meio da internet.Até agora, os médicos realizavam contatos através de videoconferência, mas com colegas, especialistas de outras localidades, para uma opinião durante um procedimento.Com a regulamentação, os médicos e pacientes também entrarão em contato online, criando algumas regras para que isso aconteça, com um primeiro contato presencial.

A telemedicina já vinha sendo praticada de forma experimental em algumas localidades brasileiras, como em Barretos, no Hospital do Câncer, interior paulista, onde já eram realizados diagnósticos de câncer através de fotos enviadas por meio digital.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que a telemedicina seja bem util em nossas vidas e que tudo funcione legal no futuro

Sugestões e dicas podem ser deixadas nos comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *