O triptofano (também conhecido como L-triptofano), comumente encontrado em alimentos ricos em proteínas, é um dos nove aminoácidos essenciais para o corpo humano. Ao ajudar no balanço de nitrogênio, o triptofano ajuda a criar serotonina, que, por sua vez, ajuda a regular a ansiedade, reduzir a depressão e melhorar a saúde óssea, por exemplo. Então, mesmo que esse nome não pareça familiar ou soe complicado, o triptofano tem um papel vital para todos nós.

Mas, afinal, o que é triptofano e quais os seu benefícios?

O triptofano é um aminoácido que serve a vários propósitos importantes, como balanço de nitrogênio em adultos e crescimento em crianças. Também cria niacina, essencial na criação do neurotransmissor serotonina. Existem dois tipos de triptofano: L-triptofano e D-triptofano. A única diferença entre os dois tipos é a orientação da molécula. Você pode obter triptofano através de certos alimentos ou por meio de suplementos.

alimentos triptofano

Como aminoácido essencial, o triptofano é obtido através da dieta. Depois da absorção do l-triptofano dos alimentos, nosso corpo o converte para 5-HTP (5-hidroxitriptofano) e em seguida para serotonina, melatonina e vitamina B6. Com isso, os vários benefícios do triptofano para a saúde incluem ajudar a promover um sono melhor, aliviar a ansiedade e a depressão, proporcionar maior bem-estar emocional e também ajudar a gerenciar a tolerância à dor. 

A serotonina é produzida pelas células nervosas e é encontrada no sistema digestivo, nas plaquetas sanguíneas e em todo o sistema nervoso central. Daí, sua interferência em tantos aspectos do corpo humano.

O aminoácido triptofano tem efeitos sedativos naturais que podem ajudá-lo a dormir melhor e melhorar sua saúde geral. Estudos descobriram que o triptofano se converte em serotonina calmante no cérebro e ajuda a tornar outros aminoácidos essenciais mais disponíveis. Isso, por sua vez, pode ajudar a controlar o humor e diminuir a produção de hormônios do estresse. Assim, o triptofano é muito usado para tratar insônia e distúrbios do sono.

Ingerindo alimentos com triptofano e suplementos

O triptofano é encontrado em alimentos ricos em proteínas. Alguns exemplos são frango, ovos. queijo, peixe, amendoim, sementes de abóbora, gergelim, leite, peru, tofu, soja e chocolate.

triptofano

E, se além dos alimentos ricos em triptofano você precisa de uma maior absorção desse aminoácido, basta investir em suplementos especializados. Eles são seguros, porém você deve fazer isso com o acompanhamento médico! Isso porque além de entender suas reais necessidades quanto à suplementação, você precisa estar atento a possíveis efeitos colaterais, que incluem azia, dor de estômago e náusea. Outros efeitos colaterais adversos dos suplementos de L-triptofano podem incluir erupções cutâneas, cãibras e dor ou fraqueza muscular. Também é recomendável que as pessoas que tomam os suplementos pela primeira vez evitem tomá-los antes de se envolver em uma atividade que requer atenção mental.

E, ainda, se você estiver tomando inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs), não deve aumentar sua dose de triptofano sem falar com seu médico. Isso porque aumento da serotonina do triptofano pode contradizer a finalidade dos SSRIs. Assim, em vez de suplementos de triptofano, seu médico pode recomendar que você tome suplementos de 5-HTP, que é o triptofano antes de ser totalmente convertido em serotonina.

Então, agora que você sabe para que serve o triptofano, invista em uma dieta rica nesse aminoácido! E se você decidir tomar qualquer um dos suplementos, converse com seu médico primeiro para garantir que seja seguro para você!

Gostaram das dicas pessoal?

Sugestões podem deixar nos comentários!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *