O que é o exame DELE em espanhol? Quando ele é realizado? Por que deveríamos fazer o mesmo? Vale a pena? Essas e outras perguntas responderemos no decorrer de nosso conteúdo.
Hoje, principalmente quando o assunto é o mundo do trabalho, onde o currículo conta mais do que as competências reais, ter um certificado que atesta as suas competências, é o que realmente importa.
Frequentemente, porém, um certificado também serve para marcar a fronteira entre “quem sabe” e “quem pensa que sabe” e os certificados de idioma são um daqueles “pedaços de papel” que realmente valorizam as habilidades linguísticas de uma pessoa.
Hoje, vamos falar melhor sobre o que é o exame DELE em espanhol, temos certeza de que você gostará da ideia de fazer um e melhorar o seu currículo, e quem sabe até mesmo encontrar oportunidades para trabalhar no exterior. Leia com a gente!
O que é o certificado DELE em espanhol, onde pode ser obtido e quanto tempo dura?
O certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera) é um certificado reconhecido internacionalmente que atesta conhecimentos de um certo nível de espanhol.
No Brasil e no exterior é emitido após ter feito um exame em qualquer Instituto Cervantes (existem muitos espalhados pelo Brasil e pelo mundo). O certificado DELE não expira, mas é válido para sempre.
No Brasil, existem diversos Institutos Cervantes, presentes nas seguintes cidades abaixo listadas:
-
Belo Horizonte;
-
Brasília;
-
Curitiba;
-
Porto Alegre;
-
Recife;
-
Rio de Janeiro;
-
Salvador;
-
São Paulo.
Por que você precisa do certificado DELE?
Bom, você já sabe o que é o exame DELE em espanhol, mas por que você precisa de um certificado como esses?
Este certificado é muito útil por vários motivos: é reconhecido por muitas universidades no lugar dos exames oficiais de línguas, além de auxiliar no seu currículo, pois verifica de forma verdadeira e neutra o conhecimento de uma língua.
Que níveis o exame certifica e quantos testes devem ser feitos para obter o Certificado DELE?
Os níveis de reconhecimento de um idioma (não apenas espanhol) são 6, divididos em 3 faixas:
-
Nível A (conhecimento elementar): A1 e A2;
-
Nível B (conhecimento médio): B1 e B2;
-
Nível C (alto conhecimento): C1 e C2 (nível de falante nativo).
Para obter o certificado DELE de um desses níveis, você tem que realizar quatro testes: compreensão de leitura, compreensão oral, redação de alguns textos e prova oral. Não é necessário fazer todos os níveis. Por exemplo, você pode fazer B2 sem ter realizado os níveis anteriores.
Quando e onde são realizados os exames para obtenção do Certificado DELE?
Você pode encontrar as datas dos exames no site oficial, mas alguns níveis (por exemplo, C2) nem sempre estão disponíveis. Os exames são sempre realizados nos Institutos Cervantes, nas capitais que citamos anteriormente.
Como o exame é realizado?
Obviamente, não é permitido o uso de dicionários durante o exame, o telefone celular deve estar desligado, não é possível fazer anotações ou levar anotações com você ou pedir sugestões (sempre há pessoas na sala de aula que supervisionam).
Assim que chegar, será feita a lista de chamada, você deve apresentar sua carteira de identidade e os assistentes lhe dirão onde se sentar.
Para a prova escrita, você terá que usar o lápis para marcar as respostas, enquanto usará a caneta para escrever a redação. A duração do exame depende do nível que você escolheu (quanto mais alto, mais tempo o exame vai durar).
Isso também vale para o custo de realização: quanto mais alto o nível, mais caro o exame fica.
Como se preparar para o exame DELE?
Existem muitos institutos de línguas, incluindo o Instituto Cervantes, que organiza cursos, além de outros cursos que são comercializados na web que também preparam para o exame DELE.
O próprio Instituto Cervantes recomenda livros recomendados que contêm modelos de provas. Não desanime se as provas dos livros parecem muito difíceis, as do exame sempre são mais fáceis, pelo menos na grande maioria das vezes.
Dicas para o exame
Bom, você já compreendeu o que é o exame DELE em espanhol e sabe até mesmo onde realizá-lo, e se for o caso, abaixo deixamos algumas dicas se você está se preparando para obter o seu certificado. Leia conosco!
-
Exame oral: não tenha medo. Se cometer erros e percebê-los, corrija-se imediatamente para deixar claro que entendeu que errou, não seja tímido e use apenas palavras que você tem certeza que conhece bem;
-
Teste escrito: você é solicitado a contar algo que nunca fez? Uma experiência já vivida? Invente! Eles não querem saber da sua vida e ninguém vai verificar se o que você disse é verdade, eles só querem saber se você pode escrever. Não faça frases longas e complicadas: melhor curtas e simples, mas corretas;
-
Compreensão auditiva: muita atenção aqui. Escreva enquanto ouve as palavras-chave que ouve, mas, sobretudo, leia antes de iniciar a gravação;
-
Compreensão escrita: leia e releia. Verifique sempre novamente o texto. Esta é a parte mais difícil porque existem algumas “armadilhas”.
De toda forma, lembre-se de sempre ter calma, pois a pressa e o nervosismo podem fazer com que você esqueça até mesmo aquilo que decorou ou que já tira de letra. Boa sorte em seu exame. Até a próxima!