Um aplicativo para transcrever áudio pode melhorar e muito o nosso cotidiano.

Você costuma gravar conferências, palestras e reuniões de que participa com seu smartphone e, na sua ausência, pede a seus amigos ou colegas que enviem suas gravações? Então vale a pena essa leitura!

Muitas vezes você é obrigado a anotar informações sobre essas reuniões, para que possa analisar e entender melhor tudo posteriormente: por isso, seria útil ter um aplicativo que faça isso sozinho, a fim de reduzir os tempos de anotação.

Se esta for a sua necessidade, você ficará feliz em saber que existem versões de aplicativo para transcrever áudio, compatíveis com dispositivos Android e com iPhones e iPads: ao continuar a ler nosso conteúdo, você descobrirá quais são e como pode usá-los.

De toda forma, caso estivermos falando de uma situação mais formal e que envolva uma conferência de alto escalão, vale mais a pena contratar uma empresa de transcrição profissional. Agora, leia conosco e conheça nossas dicas de aplicativo para transcrever áudio.

Aplicativo para Transcrever Áudio grátis

Aplicativo para Transcrever Áudio grátis

Trouxemos duas principais opções, a primeira destinada para celulares com sistema operacional Android, e a segunda para celulares iOS. Leia conosco!

Ferramenta de transcrição (Android)

Um dos melhores aplicativos gratuitos de transcrição de áudio para Android é definitivamente o “Ferramenta de Transcrição”, que permite transformar a maioria dos arquivos de áudio em seu dispositivo em texto.

Para ter o “Ferramenta de Transcrição”, abra a loja de apps no seu aparelho, pesquise pelo nome do aplicativo para transcrever áudio e pressione o botão para instalá-lo, para iniciar o download.

Quando o download estiver concluído, abra o aplicativo, toque no botão “Ignorar” localizado no canto inferior esquerdo, para pular o primeiro tutorial de uso e, assim, acessar sua tela principal.

Feito isso, toque no símbolo “(+)” localizado na parte inferior, permita que o aplicativo acesse a memória, tocando no botão apropriado e, após selecionar o item “Transcrever áudio”, toque no nome da gravação que deseja transcrever, para importá-la até o programa.

Aumente o volume dos sons de multimídia do Android ao máximo, toque no botão em forma de microfone localizado no teclado do Android, toque na caixa de texto que está sob a visualização do arquivo importado e, quando você ver a mensagemFale agora”, inicie a reprodução e a transcrição contextual da mesma, tocando no botão “Reproduzir áudio”.

Assim que chegar ao final do áudio (ou da parte que pretende transcrever), pressione o botão “Parar” e aguarde que a parte final do mesmo seja transcrita. Em seguida, você pode copiar o texto transcrito e colá-lo onde quiser.

Para arquivar o texto dentro do aplicativo, em correspondência com o áudio original, toque na seta apontando para a esquerda, localizada na parte superior: as transcrições criadas estarão sempre disponíveis na tela principal do aplicativo para transcrever áudio “Ferramenta de Transcrição”.

Observação: se o mecanismo de reconhecimento embutido no dispositivo cometer muitos erros, você pode tentar iniciar a captura de áudio através do sistema interno do “Ferramenta de Tradução”. Para fazer isso, em vez de usar o microfone do teclado, inicie o processo tocando no símbolo do microfone que está localizado na parte superior do aplicativo.

Transcribe (iOS/iPadOS)

Se, por outro lado, você possui iPhone ou um iPad, você pode considerar o aplicativo para transcrever áudio chamado “Transcribe”. É um aplicativo totalmente compatível com a língua portuguesa, capaz de transcrever rapidamente o áudio e até arquivos de vídeo, incluindo pontuação.

Embora o “Transcribe” seja um aplicativo disponível gratuitamente, pacotes adicionais devem ser adquiridos para arquivar as transcrições. No entanto, os primeiros 15 minutos de transcrição são gratuitos.

Para baixar o aplicativo, abra a Apple Store, use a função de busca para acessar a página dedicada ao aplicativo e, ao encontrá-lo, toque no botão “Baixar” e autentique usando o Face ID, Touch ID ou senha do aplicativo.

ferramenta de transcricao android

Assim que a instalação estiver concluída, inicie a transcrição, toque no botão “Ignorar” localizado na parte inferior esquerda e toque no botão “(+)”, localizado na parte inferior direita, para selecionar o arquivo de áudio a ser transcrito.

Posteriormente, utilize o painel proposto para escolher a posição do mesmo (Gravador de Voz, Arquivo ou Rolo da Câmera, para vídeos) e toque na prévia do áudio sobre o qual deseja transcrever, para importá-lo ao aplicativo.

Caso seja solicitado, autorize o aplicativo a acessar os itens da memória, respondendo afirmativamente às mensagens que lhe forem mostradas.

Como alternativa, você pode adicionar arquivos no “Transcribe” abrindo o arquivo de seu interesse, tocando no símbolo de compartilhamento iOS/iPadOS e selecionando “Transcrever” nas opções propostas.

Depois de concluída a importação, toque na visualização do arquivo recém adicionado, defina as configurações de tradução (idioma, pontuação, entre outras opções) e pressione o botão “Transcrever”, para iniciar a transcrição.

Se desejar, você pode optar por ser notificado quando a transcrição for concluída, respondendo afirmativamente ao próximo aviso.

Assim que a transcrição de áudio for concluída, o texto relacionado será exibido no aplicativo, para ouvir o áudio novamente, toque no botão “Play”, localizado na parte superior.

Para compartilhar o texto, pressione o botão de compartilhamento (o quadrado com a seta para cima) localizado no canto inferior direito. As transcrições realizadas ainda ficarão disponíveis na tela principal do aplicativo.

Outros aplicativos para transcrever áudio

Se as soluções que indicamos até agora não lhe forem suficientes, saiba que você possui ainda uma série de outros aplicativos para transcrever áudio alternativos que se adequam perfeitamente aos objetivos deste guia.

  • Cogi: Gravador de Notas e Voz (Android/iOS/iPadOS): é um aplicativo capaz de transcrever arquivos de áudio, notas de voz e chamadas telefônicas em tempo real. O aplicativo é gratuito, mas a transcrição é paga;

  • Smart Recorder (iOS/iPadOS): este é um aplicativo que permite gravar áudio em tempo real, mesmo de arquivos existentes, e solicitar uma transcrição, mas possui custos, apesar de baixos. Se sua transcrição não for satisfatória, você pode solicitar um reembolso;

  • Rewinder (iOS/iPadOS): este é um aplicativo capaz de transcrever arquivos de áudio na biblioteca de música do iPhone e iPad. É gratuito.

E então, gostou das nossas dicas de opções de aplicativo para transcrever áudio? Lembre-se de nossa dica, caso estejamos falando de uma situação mais formal, considere a contratação de uma empresa profissional!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *