A prova teórica do detran se aproxima e você precisa estar preparado? Fique por dentro!

Na hora de fazer o exame teórico do Detran tão importante quanto estar em dia com conteúdo, é conhecer a estrutura e o funcionamento da prova para evitar surpresas. Afinal de contas, evitar nervosismo e estresse desnecessário é sempre uma vantagem. Para conhecer bem como funciona o teste teórico aplicado pelo Detran, separamos as cinco curiosidades que você precisa saber. Essa é uma ajuda que facilitará o grande dia, com o objetivo de mante o candidato calmo.

Prova-Detran

Curiosidade #1

A primeira curiosidade é em relação aos conteúdos exigidos na prova. O exame trabalha com os assuntos discutidos em sala de aula, como multas, placas, técnicas de primeiro socorros, manutenção preventiva do veiculo, direção defensiva e meio ambiente. As provas são diferentes e podem variar a quantidade de perguntas sobre cada tema. Por isso, é importante ter domínio de todos os conteúdos discutidos em sala de aula. O Detran possui um banco de dados com mais de mil e trezentas questões objetivas, onde mensalmente são inseridas mais perguntas, mantendo o sempre renovado.

Curiosidade #2

Sobre a estrutura do exame teórico: são trinta questões, onde todos os conteúdos são divididos. Todas as perguntas são de fácil entendimento e de múltipla escolha, oferecendo cinco alternativas para o candidato escolher. É importante frisar que cada questão possui apenas uma resposta correta. O Detran não faz perguntas do tipo “pegadinha”. Para um bom desempenho é necessário a leitura com a atenção das mesmas.

Curiosidade #3

Para obter a aprovação e estar apto para passar para a parte prática do processo, você precisa acertar 70% da prova. Ou seja, das trinta questões disponibilizadas na prova, é necessário gabaritar 21 delas. A melhor forma de se familiarizar como o conteúdo é desenvolver o raciocínio com os simulados online. No site do Prova do Detran (provadodetran.com.br) você encontra vários simulados detran, com perguntas que irão lhe ajudar a superar as dificuldades. O serviço é gratuito e você pode usufruí-lo quantas vezes quiser. Além disso, você encontra algumas dicas infalíveis para se preparar para a prova.

Curiosidade #4

Outra curiosidade, na prova as questões não serão iguais às trabalhadas em sala de aula. Porém, é muito comum que elas sejam extremamente parecidas. Por isso, na hora de estudar preste bastante atenção nos conteúdos disponíveis no material da autoescola. Mesmo sendo diferente, nenhuma pergunta foge dos temas estudados e todas podem ser respondidas com o estudo dos assuntos desenvolvidos pelo professor.

Curiosidade #5

E, para finalizar, existem três tipos de exames teóricos disponibilizados pelo Detran: a primeira habilitação, renovação e reciclagem. Cada conteúdo trabalhado nessas aulas de categorias diferentes é definido pela Resolução 168/04 com alterações através da Resolução 285/08 ambas do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito. As provas podem ser realizadas dentro de um tempo de uma hora em dois formatos: impressa ou eletrônica, dependendo do local do exame.

Tendo o conhecimento da prova, agora é só estudar e conquistar a habilitação. Boa sorte!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *