Ela alerta para os malefícios da utilização de redes sociais para o cérebro…

Twitter pode fazer cérebro regredir

Uma pesquisadora da Universidade de Oxford disse em entrevistas à mídia britânica que navegar muito por redes sociais, como o Facebook, Twitter, Orkut e afins, pode fazer o cérebro regredir. A neurocientista Susan Greenfield disse que a exposição repetida a flashes de imagens em programas de TV, jogos de videogame ou redes sociais pode infantilizar o cérebro, equiparando-o ao de uma criança pequena, que é atraída por barulhos e luzes.

A pesquisadora disse que o uso freqüente de sites como o Facebook pode deixar o cérebro do usuário acostumado a breves intervalos de atenção e torná-lo mais propenso a querer viver apenas o momento.

No mundo real, esta pessoa teria dificuldade em desempenhar tarefas que exigem mais tempo de concentração, argumenta a cientista.

Greenfield sustenta que a ciência já provou que o ambiente pode influenciar a maneira como o cérebro funciona e que a tecnologia está influenciando a forma como as pessoas pensam no século 21.

Redes sociais podem causar crise de identidade, diz psiquiatra

Segundo o psiquiatra Himanshu Tyagi, a principal causa deste problema seria o fato de que os nascidos nesta época já cresceram em um mundo dominado pela navegação na Internet e pelos sites de relacionamento como o Facebook, Orkut e MySpace.

facebook

“É um mundo onde tudo se move depressa e muda o tempo todo, onde as relações são rapidamente descartadas pelo clique do mouse, onde se pode apagar o perfil que você não gosta e trocá-lo por uma identidade mais aceitável em um piscar dos olhos”, disse Tyagi durante o encontro anual do Royal College of Psychiatrists, uma das principais agremiações de psiquiatras do Reino Unido e da Irlanda.

O psiquiatra destaca ainda que as pessoas que se acostumam com o ritmo rápido dos sites de relacionamento podem achar a vida real “chata e pouco estimulante”, o que poderia causar problemas de comportamento.

“É possível que os jovens que não conhecem o mundo sem as sociedades virtuais dêem menos valor às suas identidades reais e, por isso, podem estar em risco na sua vida real, talvez mais vulneráveis ao comportamento impulsivo ou até mesmo ao suicídio”, disse

E você? O que acha dessas pesquisas?

Gostaram das informações? Pra quem tem problemas com seu wifi em casa sugiro a leitura do artigo sobre o wifi ultraboost

Fonte: Terra/ Infonews

One thought on “Cientista diz que usar o Facebook e o Twitter pode fazer cérebro regredir!”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *