Curiosidades: 10 perguntas e respostas sobre aparelhos celulares!


Celular explode? Celular da câncer? Veja o que é verdade e o que é mito…
smartphones 300x168 Curiosidades: 10 perguntas e respostas sobre aparelhos celulares!
Boatos, desinformação e teorias conspiratórias circulam à solta pela Internet, desde a sua criação. Torna-se cada vez mais difícil pesquisar a fundo o que é verdade ou não, para evitar sair espalhando por aí informações incorretas. Foi pensando nisso, que juntamos estes fatos que beiram o mito na utilização de celulares: o que há de verdadeiro em tudo isso? Vamos as perguntas:

1. Celular pega vírus?

Sim. As principais formas de contaminação do aparelho são os downloads, feitos através de mensagens multimídia (MMS), do Bluetooth (sistema de comunicação via rádio) e de instalações suspeitas. O vírus de celular pode causar o aumento do consumo de bateria, a desabilitarão da linha e até brincadeiras de mal gosto. Foi o que aconteceu com a Paris Hilton, coitada, que teve o aparelho hackeado e viu toda sua lista de contatos divulgada na internet. Para evitar que isso ocorra o jeito é ativar nos aparelhos antivírus modernos e evitar baixar conteúdos desconhecidos.

2. Celular causa câncer?

Não. Segundo um estudo feito em 2005 na Unicamp, o nível de radiação dos aparelhos não traz danos às células humanas. Para provocar anomalias no DNA a radiação não ionizante empregada na telefonia celular precisaria ser dez vezes superior ao limite permitido.

3. Celular pode explodir um posto de gasolina?


Não. A baixa voltagem de um telefone celular não é suficiente para mandar um posto pelos ares. Nenhum dos 243 incêndios ocorridos em postos de gasolina nos últimos 11 anos no mundo foi provocado por um celular.

4. Celular derruba avião?

Não. Pode rolar uma interferência eletromagnética. As ondas do celular, ao entrarem em contato com as centrais telefônicas em terra, podem interferir no funcionamento dos sistemas eletrônicos do avião. Por isso, os celulares têm de ser desligados durante os vôos. Mas essa interferência, se ocorrer, não é suficiente para derrubar uma aeronave.

5. Crianças não podem utilizar celular porque faz mal para elas?

Não. Até o momento não há estudos ou dados que comprovem que o celular faça mal a crianças. O único problema é saber impor limites para que a conta não venha alta. É necessário explicar que o celular existe por necessidade e não para fofocar com os amiguinhos.
6. Celular pode ser utilizado como repelente de insetos?

iphone 300x207 Curiosidades: 10 perguntas e respostas sobre aparelhos celulares!
Sim. Parece brincadeira, mas não é. Existem diversos programinhas para celular que realmente repelem insetos emitindo sons de alta frequência impercetíveis aos ouvidos humanos, mas insuportáveis para os insetos, ou simulando sons de seus predadores naturais. O AntiMosquito é um programinha muito bom. Baixe aqui

7. Torres de celular são radioativas? Morar próximo as estas construções podem causar doenças?

Mentira. Este mito vem da confusão entre radiação e radioatividade. Radioatividade é um processo espontâneo de elementos fisicamente instáveis de emitir radiação ao desintegrarem. Já a radiação, neste caso a não ionizante, pode causar efeitos térmicos, mas não danos ao DNA ou a moléculas.

8. O celular pode desligar aparelhos em uma UTI?

O aparelho celular pode sim causar interferência nos aparelhos de UTI alterando as informações de um eletrocardiograma, mas não desligará tudo e matará alguem. Mesmo assim, é importante mantê-lo desligado nesses ambientes.

9. O celular explode se usado por muito tempo?

Não. O celular não explode, a não ser que você use uma bateria falsificada ou de origem duvidosa (em geral as de íons de lítio). Então, quando notar que o aparelho está esquentando além do normal, providencie a troca da bateria ou leve o aparelho para a assistência verificar.

10. Preciso esperar descarregar completamente o celular para dar uma nova carga?

Não. Este é um mito que só vale para as baterias antigas que não eram de lítio e sofriam do chamado efeito memória. Se uma dessas baterias fosse carregada e ainda tivesse, por exemplo, 20% de sua carga, por causa do efeito memória passaria a ter apenas 80% da capacidade inicial.

Conhece mais algum mito ou tem alguma dúvida sobre celulares? Deixa aí pra gente nos comentários!

Fonte: Mundo Estranho & Yahoo

You can leave a response, or trackback from your own site.

3 Responses to “Curiosidades: 10 perguntas e respostas sobre aparelhos celulares!”

  1. Camelo do Alaska says:

    Pessoas que tem algum problema na cabeça são impedidas de usar celular pelos médicos. Então eles estão errados? é melhor acreditar em uma pesquisa de uma univerdade à acreditar em orientação médica?

  2. felipe batista farias says:

    quero saber o de feito que meu celular esta com um pequeno e grande problema com cartão de memória de 2GB. quero sabe que problema meu aparelho celular que não reconhece a cartão sugiro sabe que problema ele esta. muito obrigado? mais espero por uma resposta rápida.

  3. Dani says:

    Boa noite, preciso saber o seguinte: deixei meu celular no carro do meu patrão, mas o celular tinha senha pra acessar as mensagens e fotos, e depois que o peguei de novo apareceu pastas novas, imgcache, predelftemp, arquivs.backup, oque é isso? E outra, ele me disse que viu as msgs que eu mandei e recebi mesmo as mesmas ja terem sido excluidas, isso eh possivel?

Quer deixar seu comentário?

What is 4 + 6 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Responda essa continha, senão o comentário não é registrado! É pra evitar spam, sabe como é, né?