Veja se há alguma verdade nisso, e se vale mesmo a pena trocar seu copo de plástico por um de vidro.
Se você tem algum amigo que reclama de tomar cerveja em copo plástico porque dá mais espuma, saiba que não é uma simples frescura. Ele está certo! A água, principal componente da bebida, molha menos o plástico e mais o vidro. Duvida? Experimente pegar um copo de plástico e um de vidro em casa. Encha os 2 de água. Depois, esvazie-os rapidamente. Você vai notar que o copo de vidro fica ainda com uma pequena camada envolvendo o seu interior, já o copo de plástico não. Ele vai continuar quase que totalmente seco.
Mas por quê?
O copo de vidro faz menos espuma porque quando estamos enchendo o copo essa camada vai subindo de acordo com a altura da espuma. Quanto mais a espuma sobe, mais aquela camada de água subirá, fazendo com que a espuma escorregue nela, sem deixar que ela suba muito. Já no copo de plástico essa camada quase não existe. A espuma então, quando sobe, fica sem essa camada para escorregar e ela sobe mais ainda, transformando quase todo o líquido em espuma.
O nome que os estudiosos dão a esta espuma é colarinho. Consultando o dicionário:
Colarinho:
– Gola de pano adaptada à camisa;
– Na arquitetura é a lista que contorna a parte superior do fuste de certas colunas;
– Espuma em um copo de cerveja ou chope.
Os estudiosos ainda falam que esses copos de vidro podem estar mal lavados, contendo sabão ou outros produtos químicos que inibem a estabilização do colarinho. Se você ainda não sabe, quanto mais bolhas grudadas ao redor do copo, mais sujo ele está.
A responsável por essa espuma é o gás carbônico que se desprende do líquido e fica retido em microbolhas. Onde acontece mais isso é no copo de plástico, como mencionado anteriormente.
E você? Qual copo prefere pra tomar aquela cervejinha?
Fonte: Daylivida