Curiosidades: cerveja em copo de plástico faz mais espuma?


Veja se há alguma verdade nisso, e se vale mesmo a pena trocar seu copo de plástico por um de vidro.


cerveja
Se você tem algum amigo que reclama de tomar cerveja em copo plástico porque dá mais espuma, saiba que não é uma simples frescura. Ele está certo! A água, principal componente da bebida, molha menos o plástico e mais o vidro. Duvida? Experimente pegar um copo de plástico e um de vidro em casa. Encha os 2 de água. Depois, esvazie-os rapidamente. Você vai notar que o copo de vidro fica ainda com uma pequena camada envolvendo o seu interior, já o copo de plástico não. Ele vai continuar quase que totalmente seco.

Mas por quê?

O copo de vidro faz menos espuma porque quando estamos enchendo o copo essa camada vai subindo de acordo com a altura da espuma. Quanto mais a espuma sobe, mais aquela camada de água subirá, fazendo com que a espuma escorregue nela, sem deixar que ela suba muito. Já no copo de plástico essa camada quase não existe. A espuma então, quando sobe, fica sem essa camada para escorregar e ela sobe mais ainda, transformando quase todo o líquido em espuma.

O nome que os estudiosos dão a esta espuma é colarinho. Consultando o dicionário:

Colarinho:

– Gola de pano adaptada à camisa;
– Na arquitetura é a lista que contorna a parte superior do fuste de certas colunas;
– Espuma em um copo de cerveja ou chope.

Os estudiosos ainda falam que esses copos de vidro podem estar mal lavados, contendo sabão ou outros produtos químicos que inibem a estabilização do colarinho. Se você ainda não sabe, quanto mais bolhas grudadas ao redor do copo, mais sujo ele está.
A responsável por essa espuma é o gás carbônico que se desprende do líquido e fica retido em microbolhas. Onde acontece mais isso é no copo de plástico, como mencionado anteriormente.

E você? Qual copo prefere pra tomar aquela cervejinha?

Fonte: Daylivida

You can leave a response, or trackback from your own site.

Quer deixar seu comentário?

What is 14 + 8 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Responda essa continha, senão o comentário não é registrado! É pra evitar spam, sabe como é, né?