Curiosidades: por que as ressacas pioram quando ficamos mais velhos?


Entenda por que a ressaca só piora enquanto a idade chega…

cao ressaca1 300x225 Curiosidades: por que as ressacas pioram quando ficamos mais velhos?

Alguém tem um engov aí?

Na última semana tivemos a comemoração do dia de São Patrício (Saint patrick’s day) e em várias cidades repete-se a tradição irlandesa de beber até cair. Quem foi pra farra acordou amaldiçoando a ideia e sentindo aquela ressaca absurda.


Se você for uma pessoa mais “experiente” com bebida, irá perceber que tinha mais resistência a ressacas quando era mais jovem. E isso não é fruto de sua imaginação! Nosso corpo realmente vai perdendo a capacidade de processar o álcool.

Isso acontece porque as enzimas responsáveis por quebrar as moléculas do álcool perdem muito de sua eficiência conforme o tempo passa. Elas precisam processar o álcool, transformando-o em aldeído e depois transformando novamente o produto em um ácido que é eliminado.
Assim, quanto menos as enzimas trabalham, mais álcool permanece em seu organismo.

Mas então você pode pensar “porque eu tive a pior ressaca da minha vida em uma festa da faculdade, quando minhas enzimas funcionavam perfeitamente?”. Provavelmente por causa da qualidade da bebida. Quanto mais barata for, menos destilada ela é, logo ela não é tão pura e você acaba ingerindo componentes que causam ainda mais ressaca. Provavelmente aquele whisky Johnny Walker “importado” que você bebeu, era na verdade um autêntico “Juanito Andarillo” hehehe.

ressaca 300x253 Curiosidades: por que as ressacas pioram quando ficamos mais velhos?

E você? Tem alguma experiência dessas pra nos contar? Manda aí nos comentários!

Fonte: Hypescience

You can leave a response, or trackback from your own site.

Quer deixar seu comentário?

What is 2 + 15 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Responda essa continha, senão o comentário não é registrado! É pra evitar spam, sabe como é, né?