Ao longo dos anos, o fone de ouvido tornou-se um acessório bastante versátil e parte indispensável da vida de muitas pessoas. Hoje, ele é praticamente um item obrigatório para quem gosta de ouvir música, assistir séries e filmes ou jogar videogames.

Com uma grande variedade de modelos, cada um tem características que se adaptam a determinadas situações. Neste breve guia, vamos apresentar quais tipos são mais recomendados para cada momento. 

Certamente, você vai encontrar um fone de ouvido que combina perfeitamente com o seu dia, estilo e necessidade!

Earbud

O modelo mais comum é o earbud ou fone auricular. Com um valor mais acessível, ele costuma ser confortável para quem o utiliza por curtos períodos de tempo. No entanto, é importante destacar que o acessório não isola sons externos e é pouco anatômico.

Exatamente por isso, esses modelos são recomendados para ambientes sem muitos ruídos. O usuário pode usar tranquilamente dentro de casa, em pequenos escritórios, em bibliotecas, em ônibus de viagens e em outros espaços que costumam ser silenciosos.

In-Ear

Os fones in-ear (intra-auricular) seguem a “simplicidade” do earbud, mas com algumas vantagens como o isolamento de ruídos externos. Chamadas de eartip, as ponteiras de silicone são inseridas no canal auditivo e conseguem isolar os sons do ambiente.

Logo, esse modelo costuma ser bastante utilizado por quem gosta de ouvir música sem a interferência dos sons urbanos, como barulhos do ônibus e do metrô. Entre os músicos, ele é muito usado como retorno de palco para que possam ouvir melhor os instrumentos.

Por se encaixar melhor na cavidade auricular, o in-ear é bem recomendado para quem realiza atividades físicas. Para as pessoas que querem se livrar dos fios, existem fones bluetooth, que são perfeitos para exercícios com maior movimentação, como corrida e crossfit.

Headphone

O fone de ouvido headphone (circumaural) é ideal para pessoas que precisam de conforto durante longas horas de uso. Por conta disso, a principal característica desse modelo é o acabamento externo almofadado nas conchas e no arco.

Eles são utilizados por quem gosta de aproveitar os detalhes sonoros enquanto assiste filmes e séries ou joga videogame. Em outros casos, há modelos com isolamento de ruídos que ajudam na concentração dos usuários enquanto escutam música, trabalham ou estão em ambientes com poluição sonora.

Modelos mais simples de headphones também são utilizados por equipes de telemarketing e pessoas que trabalham remotamente. Com microfones, eles são essenciais para contato telefônicos com clientes ou para realizar de reuniões por meio de videoconferência.

Fone de ouvido supra-aural

Esse modelo é uma espécie de “evolução” do headphone, porém, com algumas características específicas. As conchas podem ter acabamentos internos de metal ou madeira para isolar melhor os ruídos externos. Isso afeta também na forma como os sons são reproduzidos, podendo ter uma sonoridade mais equilibrada ou destacar os graves.

Os fones supra-aurais são muito utilizados por audiófilos e, especialmente, por DJs. Ambos necessitam apreciar ou ouvir as músicas com qualidade ou, em alguns casos, estão em ambientes que precisam de isolamento de ruídos externos.

Esses são apenas alguns dos modelos mais comuns que podemos encontrar no mercado. Então, conseguiu descobrir qual o fone de ouvido se adapta melhor ao seu dia a dia?

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *