Infelizmente o impossivel aconteceu, morreu hoje o arquiteto construtor de Brasilia,  Oscar Niemeyer!

oscar nyemier

Infelizmente, hoje fomos abatidos com uma noticia triste.Após 104 anos de muito sucesso e muita contribuição ao nosso país, falaeceu o famoso Arquiteto Oscar Niemeyer, aos 104 anos

 

 Quem foi Oscar Niemeyer

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares foi um dos principais nomes da arquitetura moderna mundial. O carioca nasceu em 15 de dezembro de 1907 – completaria 105 anos em 15 dezembro de 2012. Estudou na Escola Nacional de Belas Artes de onde saiu formado em arquitetura e engenharia em 1934. Um dos seus primeiros empregos foi no escritório de Lúcio Costa, urbanista também responsável pela construção de Brasília.

Niemeyer foi um dos principais expoentes da arquitetura moderna e projetou o Brasil internacionalmente. O carioca ganhou reconhecimento a partir da exploração das possibilidades plásticas e construtivas do concreto armado, produzindo obras grandiosas e inventivas, marcadas pelo abuso de curvas em detrimento das linhas e ângulos retos.

Suas obras –prédios públicos e privados, monumentos, esculturas e igrejas– marcam a paisagem das principais cidades brasileiras e espalham-se por vários países do mundo, como Estados Unidos, França, Espanha, Alemanha, Itália, Argélia, Israel e Cuba, entre outros.

Obras Importantes de Oscar Niemeyer

Sua obra-prima foi o plano piloto da capital federal, Brasília, inaugurada em 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Trabalhando com Lúcio Costa à convite do presidente, projetou os edifícios do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, Congresso Nacional, Catedral e Esplanada dos Ministérios, que deram fama internacional a Brasília, construída sob uma estética modernista que explora ângulos curvos no lugar de linhas retas, o uso de concreto armado, o célebre formato da cidade, inspirado em um avião, avenidas largas, blocos de edifícios afastados e amplos espaços vazios, rampas e vastas áreas verdes.

Obras importantes:

– Ministério da Educação e Saúde (Rio de Janeiro)
– Igrejinha da Pampulha (Belo Horizonte)
– Edifício COPAN  (São Paulo)
– Palácio do Planalto (Brasília)
– Palácio da Alvorada (Brasília)
– Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida (Brasília)
– Congresso Nacional (Brasília)
– Sede da ONU (Nova York, Estados Unidos), em parceria com Le Corbusier.
– Cassino Funchal (Ilha da Madeira)
– Centro Cultural Le Havre (Le Havre, França)
– Sambódromo (Rio de Janeiro)
– Memorial da América Latina (São Paulo)
– Museu de Arte Contemporânea de Niterói (Rio de Janeiro)
– Auditório do Ibirapuera (São Paulo)
– Estação Cabo Branco (Paraíba)

Em 1988, Niemeyer se tornou o primeiro brasileiro vencedor do prêmio Pritzker –o Oscar da arquitetura. Depois dele, Paulo Mendes da Rocha recebeu a honraria, em 2006. Ainda em 1988, Niemeyer elaborou o projeto do Memorial da América Latina, em São Paulo.

Nos anos 1990 e 2000, a produção de Niemeyer continou em alta, com a inauguração do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ), o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e o Auditório Ibirapuera, dentro do parque, em São Paulo.

 

brasilia niemeyer
Brasilia - obra importante de Oscar Niemeyer

Reconhecido internacionalmente por suas obras, Niemeyer completaria 105 anos no próximo dia 15 de dezembro.Fica o Exemplo de grande homem e grande figura pública, além do renome como arquiteto.Que o exemplo de Oscar Niemeyer nos guie por séculos e séculos..

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *