Quem costuma viajar muito e já perdeu o voo em algum momento, sabe que isso gera muitas dores de cabeça. Os serviços aéreos brasileiros nem sempre são claros quanto aos direitos dos passageiros. E, por isso, muita gente acaba ficando sem saber quais são os seus direitos nesse tipo de situação.
Nos próximos tópicos você irá descobrir quais são os seus direitos quando você se atrasa, ou até mesmo quando o voo é cancelado. Confira como não passar mais estresse com esse tipo de situação!!!
Perdeu o voo, o que fazer?
Se você perdeu o voo, é possível tomar algumas medidas para que a sua viagem não acabe sendo prejudicada. Se você acabou perdendo o embarque porque se atrasou, é possível pedir a remarcação do voo, mediante ao pagamento de uma taxa.
O advogado Sergio Sender, sócio do escritório Sender Advogados Associados, ressalta que é preciso atenção ao pagar essa taxa. Isso porque ela não pode ultrapassar 20% do valor total do bilhete.
Agora, se você perdeu o voo por conta de um cancelamento, independentemente se ele foi feito pela companhia aérea ou pelo aeroporto, você não terá que pagar nada nesse caso. Fica a cargo da companhia aérea tomar medidas para que você não saia prejudicado.
Ela pode reembolsar integralmente ou, te encaixar em um próximo voo, que tenha todas as condições compradas no bilhete. Por exemplo, se você comprou um bilhete executivo, ela não pode te encaixar na classe econômica.
Além disso, dependendo do tempo de espera até o embarque, ela também precisa fornecer alimentação, hospedagem e até mesmo meios de comunicação para que você avise amigos e familiares sobre o atraso.
Planejamento
Provavelmente você já perdeu o voo por algum motivo banal. O trânsito simplesmente estava mais lento que você imaginava, a fila do check-in estava gigantesca, ou você até mesmo trocou os horários.
Para evitar esse tipo de problema, o ideal é sempre se planejar. Várias companhias aéreas permitem que você faça o check-in sem estar no aeroporto, através do seu smartphone ou tablete. Essa é uma excelente maneira de evitar filas demoradas.
Vai despachar alguma mala? Lembre-se de verificar as normas da companhia aérea em relação a peso, medidas e itens que podem ser despachados. Assim você evita aquele velho problema de chegar na área de despacho e acabar tendo excesso de bagagem.
Outra questão muito importante para evitar perder o voo é sempre chegar duas horas antes no aeroporto, para voos nacionais. No caso de voos internacionais, o ideal é chegar pelo menos três horas antes no local. Isso porque as filas podem acabar te atrasando, mesmo você estando com tudo produto para embarcar.
Documentação
Quem nunca perdeu o voo por que esqueceu dos documentos em casa? Sempre guarde esses itens em uma bolsa de fácil acesso, e segura. Se está viajando com crianças, isso se torna ainda mais importante.
Para viagens nacionais, sempre tenha seu RG, CPF e carteira de vacinação em mãos. Em alguns Estados brasileiros, você precisa ter algumas vacinas específicas, como a de Febre Amarela.
Para viagens internacionais, nunca esqueça o seu passaporte, comprovante de vacinação internacional e se possível uma carta ou comprovante que mostre o motivo da sua viagem. Para quem vai viajar com menores de idade, certidão de nascimento do menor também sempre deve estar em um local de fácil acesso.
Fique de olho no portão de embarque
É comum que as companhias acabem mudando o portão de embarque de última a hora. Se você não tiver atento, corre o risco de perder o seu voo simplesmente porque não viu ou escutou o anúncio da mudança.
Geralmente essas mudanças ocorrem por questões de logísticas. Às vezes um avião está demorando para sair de determinado portão, e é melhor mudar para o outro e evitar o atraso.
Então, fique atento aos monitores e alto falantes. Sempre se mantenha próximo do portão e evite ir para a fila nos últimos minutos. O embarque encerra 50 minutos antes da partida do avião, e as companhias aéreas são bem rígidas nesse sentido.
Qualquer problema, procure a companhia aérea e documente tudo
É comum que, alguém que perdeu o voo, acabe se estressando e não procurando a companhia aérea para resolver. Sergio Sender ressalta que é muito importante procurar a empresa para garantir os seus direitos.
Se possível, documente tudo. Assim, caso você tenha que entrar com alguma ação judicial contra ela, será mais fácil fazer a comprovação. De modo geral, apenas se informando já é possível resolver boa parte dos problemas.
As companhias aéreas têm a obrigação de auxiliar quem perdeu o voo. Independentemente se isso ocorreu por algum imprevisto com o passageiro; alguma mudança climática que fechou o aeroporto, como neblina; ou algum erro/cancelamento por parte da empresa. Saiba que você tem direito.
Se você tiver gostado desse artigo sobre o que fazer quando você perdeu o voo, compartilhe-o com seus amigos e amigas que gostam de viajar.