Quitosana e sua atuação na perda de peso

Academia, dietas e decepção. Essa normalmente é a ordem cronológica da tentativa de emagrecimento. Pessoas perdem muito do seu tempo e dinheiro tentando perder peso. Procuram em revistas, fazem simpatias e utilizam todos os tipos de produtos para emagrecimento.

Muitos destes produtos são criados em laboratórios e carregam algumas misturas que podem ser prejudiciais à saúde. Por isso, muitas pessoas buscam por produtos naturais que prometem ajudar a emagrecer sem fazer muito esforço.

Um destes produtos é a Quitosana. Ela é indicada por médicos e nutricionistas em vários países, sendo considerada não apenas como produto dietético, mas também como alimento funcional. Mas será que ela pode ajudar no processo de emagrecimento, até mesmo anulando a necessidade de exercícios físicos e reeducação alimentar ou apenas é um auxiliar na perda dos quilinhos extra? Segue abaixo algumas características, benefícios e contraindicações desta substância para você tirar todas as suas dúvidas:

quitosana Quitosana e sua atuação na perda de peso

O que é Quitosana?

Quitosana é uma fibra que foi estudada no Japão e posteriormente desenvolvida e patenteada no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Ceará. A substância é retirada de carapaças de crustáceos e pode trazer vários benefícios. São essas qualidades que fazem com que a fibra, que é comercializada, seja utilizada em vários países, como o Japão, os Estados Unidos e alguns países da Europa.

Caso você tenha dúvidas sobre a sua denominação, as fibras são nutrientes que são extremamente importantes na prevenção de doenças e sua insuficiência no organismo pode trazer problemas graves.

Quais os seus benefícios e como ela atua no organismo

A Quitosana é muito procurada principalmente por não ser apenas um emagrecedor. A fibra ajuda também na redução do colesterol, além de ser um alimento funcional e ser um ótimo cicatrizante.

Como não é um termo muito utilizado, aí vai: Alimentos funcionais são os alimentos que ao serem ingeridos, contribuem para benefícios no organismo. A aveia, soja, linhaça e o tomate são itens que se encaixam neste quadro.

Quando ela é ingerida, se transforma numa espécie de gel e quando chega no estômago ela se liga às gorduras e só as libera em forma de fezes, sem ocorrer nenhum tipo de absorção pelo metabolismo. A quitosana pode absorver de oito até dez vezes o seu peso, isso quer dizer que se o usuário desta fibra tomar apenas uma grama da substância, pode perder o equivalente a 81 Kcal, o que nos faz concluir que ela é realmente um ótimo meio natural para perda de peso.

Apesar dessa conclusão é importante lembrar que, se a pessoa tiver uma educação alimentar totalmente desequilibrada, não absorver a quantia correta de nutrientes diários e não praticar nenhum tipo de exercício físico será muito mais difícil emagrecer. Este produto serve como um auxiliar para que não sejam necessárias dietas que impedem o consumo de muitos alimentos que para alguns, é difícil deixar de lado. Logo, além de utilizar a fibra como removedor de gorduras, é necessário baixar o consumo exagerado de alguns tipos de alimentos, principalmente os que carregam carboidratos (Ou seja: massas, guloseimas e outras coisas que adoramos comer).

Além de tudo isso, esta fibra funciona também como um regulador intestinal, ajudando a acelerar o metabolismo, o que mantém o equilíbrio ácido da área, gera saciedade e elimina o apetite excessivo, o que torna a reeducação alimentar bem mais fácil. A partir do uso da quitosana, a gordura que normalmente fica acumulada no corpo para a produção de energia realiza uma espécie de queima, já que a fibra eliminou todas as calorias anteriormente ingeridas, causando assim uma perda de peso extra.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Quer deixar seu comentário?

What is 7 + 2 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Responda essa continha, senão o comentário não é registrado! É pra evitar spam, sabe como é, né?