Seu blog está preparado para uma emergência?


Você  realmente saberia o que fazer se seu blog ou site entrasse em colapso hoje?
macbook fire Seu blog está preparado para uma emergência?

Quem tem um site ou blog na Internet sabe como é complicado quando ele  sai do ar. Depois de ler um artigo na EscolaWp, resolvi fazer um post sobre isso. Recentemente tive um problema com a Locaweb e seus backups, o que me levou a questionar a confiabilidade dos nossos hosts locais. Além disso, me fez ver que eu, assim como a maioria dos webmasters e blogueiros, nem sempre estamos preparados ou sabemos reagir a uma crise.

Uma crise pode ser apenas uma queda temporária, uma invasão do site por hackers, ou um problema grave no servidor que deixa seu site fora do ar. Dessa forma você perde visitas, e se no seu caso o site gera renda, perdetambém dinheiro.Vamos levantar então alguns tópicos para você se prevenir:

Monitorando o Site

Se você não quer ser pego de surpresa, e não quer depender da sua hospedagem pra te avisar que o site saiu do ar, você pode se cadastrar no http://wasitup.com que avisa quando seu site sai do ar e aceita o cadastro de até 5 sites no modo free.

Backup


Parece meio óbvio falar sobre backup, mas infelizmente muita gente não se atenta a isso, ou deixa tudo a cargo da hospedagem. Como já disse ali em cima, passei por um problema semelhante com a Locaweb, que simplesmente não tinha feito backup da minha base de dados. Devido a um problema, acabei perdendo o meu site. Resumindo: horas de trabalho foram direto pro lixo. Para evitar isso dê preferência a hospedagens nas quais você pode fazer seu próprio backup, e tenha a rotina de fazer no mínimo um backup semanal, sempre salvo em mais de um lugar.

Segurança

Um dos motivos que fazem com que blogssites saiam do ar é a invasão por hackers, que em alguns casos colocam vírus no servidor, ou simplesmente invadem e desconfiguram arquivos. Tenha sempre em mente:

– Trocar as senhas no mínimo uma vez a cada 30 dias;
– Evitar senhas fáceis como 123456 e parecidas;

blog fora do ar Seu blog está preparado para uma emergência?

É sempre bom estar alerta aos ratos da web...

– Crie um usuário diferente do que já vem por padrão na hospedagem e elimine o admin ou o usuário padrão;
– Esteja sempre com os sistemas atualizados (WordPress, Magento, Joomla etc.) com as últimas atualizações de segurança disponíveis.

Hospedagem

Seu serviço de hospedagem realmente está preparado para o caso de uma crise? Pesquise em comunidades, e também no Google, se já ocorreram problemas no passado e como ele reagiu ao problema. Uma ação proativa revela em quem realmente se pode confiar. É importante não se pautar somente pelo preço e sim em vários requisitos. Verifique por exemplo se a empresa cobra por restore de dados, por atendimento, ou se já está tudo incluído no valor final. É importante que a empresa tenha suporte inclusive aos finais de semana! Afinal, imagine que seu site gera 100 Reais por dia… você pode ficar de sexta a noite até segunda de manhã fora do ar?

Converse com especialistas, procure opiniões de amigos webmasters pra saber se sua atual hospedagem realmente sabe agir na hora do sufoco.

Plano

Tenha sempre um plano dos passos a serem seguidos pro caso do seu site sair do ar. Deixe seus backups, o telefone da hospedagem e os testes de resposta sempre a mão, prontos para serem executados e todas as medidas de emergência de cor e salteadas.

E aí? Curtiu a dica? Conta pra gente o que você costuma fazer para se precaver contra tempos de crise.

Fonte: Naftalina Tech / EscolaWP

You can leave a response, or trackback from your own site.

4 Responses to “Seu blog está preparado para uma emergência?”

  1. Bete says:

    A sua dica foi ótima. Eu mesmo já passei por esse problema e fiquei fora do ar quase 15 dias, fato esse que me deu um prejuízo do caramba. Até levei uma penalidade do Google à época (tirou o meu pagerank 3 e só agora eu consegui recuperar). São coisas que achamos que nunca vai acontecer, mas infelizmente acontece. Vou seguir a tua dica e não dar mais bobeira.

    Abraço
    Bete

  2. CLAUDIO says:

    Muito interessante este post, eu recentemente passei por um apuro ao usar um plugin, meu banco de dados simplesmente foi deletado mas graças a minha hospedgem eles tinham back up aocontrário de mim, hoje estou bem mais alerta e semanalmente realizo back up deixando gravado no pc e em um DVD !!!!

  3. Meus Links says:

    MeusLinks.com – Dia 01/04/2011 será lançado o novo divulgador de conteúdo da Web.
    Aproveite e cadastre seus links ou siga o twitter @meuslinkscom e concorra a um iPod Touch 4!
    http://www.meuslinks.com

  4. Luciana says:

    ótimo post, vou aderir essas dicas!

    http://www.eutedisse.com/

Quer deixar seu comentário?

What is 8 + 5 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Responda essa continha, senão o comentário não é registrado! É pra evitar spam, sabe como é, né?