Famoso programa de compartilhamento de arquivos ainda funciona. E muito bem!

soulseek voltou

Quem é da época do Napster, lembra com saudade do Soulseek, um programa P2P em que as pessoas compartilhavam arquivos mp3 de forma fácil e sem frescura. Se por um lado a interface gráfica deixava a desejar, o fato dele possuir “canais” ao estilo mIRC e deixar você “navegar” nas pastas de músicas dos seus amigos sem dúvida era um grande atrativo.

Boas notícias! O Soulseek permanece vivo e bem ativo!

Como usar

À primeira vista, pra quem é acostumado com programas cheios de frescuras de interface gráfica, o Soulseek pode parecer complicado de usar e talvez seja esse o principal fator para que muitos usuários desistam antes de se familiarizarem, pois algumas funções demoram a ser compreendidas. Mas nada que algumas tentativas e erros não resolvam para você virar um expert.

Você pode fazer várias buscas simultaneamente, controlar taxas de download/upload, conversar com outras pessoas em salas sobre estilos musicais e muito mais. Duas das coisas que fazem a diferença no Soulseek são a sua comunidade e os recursos relacionados. Ele é baseado na tecnologia peer-to-peer (ponto a ponto ou P2P) e possui salas virtuais separadas por interesses. Além disso, o compartilhamento de informação e mensagens acontece em tempo real, seja em salas públicas ou particulares.

Compartilhamento de arquivos

soulseek voltou

É importante compartilhar suas músicas na rede. O termo “comunidade” é seguido a risca como filosofia dos usuários do Soulseek. Parasitas ou sugadores, ou seja, aqueles que baixam mas não partilham seus arquivos, são boicotados pelos demais usuários. Alguns chegam a colocar avisos nas pastas de músicas.

Logicamente, é possível controlar a banda que os usuários usarão para baixar arquivos de você. Outra coisa bacana é que se pode criar uma fila enorme de arquivos para baixar dos seus amigos e mesmo que eles fiquem offline agora, quando reconectarem, o download recomeçará.

Chat/Canais de conversa

Um dos aspectos mais legais do programa é a interação e participação dos usuários, o que acontece pouco em programas similares. É possível ir direto até a “sala” do estilo musical que você curte e o já tradicional sistema de ausência (away) dos mensageiros instantâneos e clientes de IRC também é fornecido.

Usuários e salas

Aproveite o Soulseek para trocar idéias, jogar conversa fora e conhecer pessoas parecidas com você. Ele usa um sistema de salas no estilo IRC, com canais divididos por gênero, país, região etc. Além disso, a comunidade brasileira é extremamente ativa, sendo uma das maiores do mundo.

Com o Soulseek, a grande vantagem é que você não baixa apenas músicas. Você acaba fazendo amigos, descobrindo alguém que tem a coleção completa de mp3 daquela banda que você achava que ninguém conhecia, conversando com as pessoas via chat, e por aí vai.
E aí? Que tal relembrar a época do Soulseek? Se você nunca chegou a utilizar pode ser também uma ótima hora pra começar! Você pode baixá-lo aqui.

Fonte: Baixaki

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *