TV com odores já está em fase final de desenvolvimento… e promete sacudir o mercado do entretenimento.
tv cheiro
Ao assistir a algum programa de receitas você com certeza já imaginou como deve estar cheiroso aquele macarrão a putanesca que está sendo exibido, ou pensou em como aquele super-herói ficou fedido ao ter de perseguir o vilão no esgoto. Pensando nisso, engenheiros do ramo da eletrônica tem desenvolvido uma TV que, além de transmitir sons e imagens, também libera odores que tem a ver com a programação exibida.

Por mais surpreendente que possa parecer, esse é o objetivo de uma pesquisa que está sendo desenvolvida na Universidade da Califórnia em San Diego em cooperação com a fabricante Samsung. Um dispositivo especial emitirá um conjunto de 10 mil odores diferentes.

E mais: a televisão não só emitirá perfumes, mas também cheiros desagradáveis. Os softwares desenvolvidos já imitam cerca de 10 mil odores criados e catalogados: do mais agradável ao mais repugnante. Da rosa mais perfumada ao gambá mais fétido. Pelo controle remoto você poderá reduzir a intensidade ou desligar o gerador de odores. Ou ainda, selecionar apenas os que são mais agradáveis.

A pergunta de muita gente é: “Qual é o objetivo de uma TV que libera odores?” A resposta dos pesquisadores é simples: conferir mais realismo às todas as cenas. Numa praia tranquila você sentirá o cheiro da maresia. Um dos pesquisadores relembra que, diante de uma cena de uma floresta de eucaliptos ou de pinheiros, você sentirá o perfume dessas árvores. Em um tiroteio sentirá o cheiro da pólvora. Num incêndio, cheiro de produtos químicos queimados. Em uma fossa ou esgoto voce sentirá… hum… acho que você já entendeu.

Pra quem não vê muito futuro mercadológico nessa invenção, vários fabricantes de alimentos e perfumes já manifestaram interesse em saber como podem adaptar essa TV às suas campanhas de marketing.

E você? Tem vontade de ter uma dessas?

Fonte: Estadao

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *