Depois de a seleção brasileira ter sido eliminada pela Bélgica, nas quartas de finais da Copa do Mundo da Rússia, o brasileiro voltou a se importar com política. E não foi por menos, na mesma semana do jogo, no domingo, dia 08 de julho, o então plantonista do TRF-4, Rogério Favreto concedeu um habeas favorável à soltura do ex-presidente Lula, que ainda se encontra preso em Curitiba.

Desde então foi um tremendo “prende e solta” do ex-presidente, por meio dos advogados, desembargadores e juízes. Até o juiz Sérgio Moro, que estava curtindo férias em Portugal, decidiu entrar na briga, para impedir que Lula fosse solto.

Obviamente, os dois lados da moeda ficaram fervorosos, tanto a esquerda quanto a direita. E como é de costume do brasileiro, as notícias de fontes não confiáveis começaram a circular nos zap zap da vida. A última delas envolve um suposto “churras” de comemoração pela soltura de Lula, organizado pelo MST (Movimento dos Sem Terra).

Mas será que isso é verdade? Confira o desfecho dessa história.

MST fez churrasco para Lula?

O que anda circulando pela internet possui três versões diferentes sobre a possível festa organizada pelo MST. A primeira mostra que suposto churrasco já estava sendo preparado desde a madrugada de sábado (07), indicando que a soltura foi uma espécie de armação, uma vez que o desembargador tomou a decisão às 11h da manhã de domingo (08).

A segunda vertente da mensagem que está sendo espalhada conta um possível envolvimento de Zé Dirceu (companheiro de Lula), e que o mesmo até compartilhou um vídeo da churrascada. Ou seja, mostra que tudo estava sendo combinado antes da decisão de Favreto.

A terceira e última mensagem também fala sobre a antecipação na preparação do que seria o churrasco para comemorar a soltura de Lula. Diz ainda que já existiam lugares no Paraná preparados, com carne, carvão e etc.

Resumindo, os boatos que estão circulando indicam que o desembargador plantonista, Rogério Favreto, faz parte de um esquema e esperou o momento exato para soltar Lula. Seria verdade?

Mito: MST não organizou churrasco para comemorar a saída de Lula da cadeia

A princípio, analisamos os fatos que invalidam a festa do Movimento dos Sem Terra em prol de Lula. Pelo o que tudo indica, as mensagens viralizaram no FaceBook e WhatsApp. Além disso, todas elas estão acompanhadas de imagens do acampamento, com carnes, pessoas comemorando e etc.

Bastou fazer uma pequena pesquisa para descobrir que as fotos são do acampamento Dom Tomás Balduino, localizado na cidade de Quedas do Iguaçu, no Paraná. E a comemoração se deve aos três anos de resistência do acampamento. A festa aconteceu no dia 07 de julho, sábado, um dia antes da decisão do desembargador, que foi barrada.

As fotos que estão sendo compartilhadas são de sexta-feira (06) e mostram toda a preparação em prol do evento.

Quer ver com os próprios olhos? Acesse a página oficial do acampamento no FaceBook e confira. Não há nenhuma ligação com a soltura do ex-presidente Lula.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *