Cigarro eletrônico: como funciona, modelos, vantagens e cuidados

Já ouviu falar em cigarro eletrônico? Esse produto surgiu como uma ajuda para pessoas que querem parar de fumar ou, pelo menos, reduzir os prejuízos à saúde causados pelo tabagismo.

De maneira resumida, trata-se de um cigarro sem fumo que, para usar, só precisa acionar um botão. Ele é desenvolvido com alta tecnologia e traz diversas vantagens para quem deseja reduzir os danos gerados pelo cigarro normal. 

Interessante, não acha? Quer saber mais sobre ele? Então continue a leitura e descubra tudo.

 

O que é o cigarro eletrônico?

cigarro eletronico

O cigarro eletrônico é um dispositivo que simula o ato de fumar. O primeiro modelo surgiu em 2003, inventado pelo farmacêutico chinês Hon Lik que, posteriormente, vendeu a patente para uma multinacional britânica. 

Esse aparelho possui um botão liga-desliga, bateria, câmara de vaporização, cartucho e boquilha. Em vez de fumaça, ele produz um vapor inalável que pode conter nicotina. No entanto, não possui tabaco que gera, além de substâncias tóxicas como monóxido de carbono, agentes cancerígenos.  

 

Outro diferencial que o torna ainda mais atrativo para quem pretende parar ou reduzir o consumo de cigarros, são os diversos sabores disponíveis, como frutas, menta, entre outros.

 

Principais modelos

Entre os modelos de cigarro eletrônico disponíveis estão:

  • clássico: imita o design do cigarro convencional, possui a mesma cor amarela e branca e, quando está em funcionamento, a ponta fica igual a de um cigarro aceso. Por essas semelhanças, muitas pessoas acabam escolhendo esse modelo para iniciar o uso do eletrônico. Uma desvantagem é que a bateria possui potência baixa, então você pode ficar na mão rapidamente;
  • recarregáveis: são parecidos com uma caneta, a bateria dura mais que a do modelo clássico, são de fácil manuseio e para abastecê-los basta comprar os líquidos próprios;
  • box mods: são bastante populares atualmente e possuem o formato de caixa. A bateria tem boa durabilidade e, além disso, há aparelhos que aceitam mais de uma bateria. A potência é excelente, sendo possíveis nuvens de fumaça maiores que as dos dispositivos em formato de caneta. Os aparelhos mais modernos permitem um melhor gerenciamento do usuário em aspectos como segurança, temperatura, preferências etc.

 

Como funciona um cigarro eletrônico?

Para “acender” o cigarro eletrônico, basta que o usuário aperte o botão liga-desliga para que a resistência elétrica seja ativada e aqueça a câmara de vaporização. 

 

Ao tragar o cigarro pela boquilha, o chip dá o comando para a resistência e essa eleva a temperatura. Dessa forma, o calor faz com que a solução química se torne vapor.

 

Vantagens do cigarro eletrônico:

  • é menos nocivo à saúde, pois possui menos substâncias tóxicas que o cigarro tradicional;
  • não provoca mau cheiro e é menos poluente;
  • não amarela os dentes;
  • a longo prazo fica mais barato que o tradicional.

 

Cuidados:

  • embora seja menos nocivo que o cigarro comum, trata-se de um dispositivo que contém nicotina, o que causa dependência. Portanto, seu uso requer cautela;
  • com relação aos cuidados com o dispositivo, é importante fazer a limpeza correta, pois sujeiras e resíduos são aderidos ao longo do tempo, podendo refletir na diminuição da vida útil da bateria e causar interferências no sabor;
  • quanto à bateria, evite deixá-la no carregador após completar carga, exceto se estiver sendo usada pela primeira vez, já que isso pode sobrecarregá-la;
  • invista em um estojo para armazenar seu cigarro eletrônico, deixando-o protegido e limpo.

 

Se você quer continuar fumando sem causar tanto impacto negativo à sua saúde, reduzir, ou mesmo parar de fumar, evite os cigarros convencionais. O cigarro eletrônico lhe ajuda a conseguir tudo isso e você ainda fica livre do cheiro do tabaco e economiza dinheiro.

You can leave a response, or trackback from your own site.

Quer deixar seu comentário?

What is 4 + 2 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Responda essa continha, senão o comentário não é registrado! É pra evitar spam, sabe como é, né?