Coisas que o ICQ fazia em 1999 e o MSN não faz em 2011…


No final dos anos 90 ostentar um UIN (Universal Internet Number) estava para a internet assim como o número de RG estava para o mundo real. Hoje, com uma década de idade, o programa de comunicação instantânea ICQ só dá abrigo aos nostálgicos da web. icq Coisas que o ICQ fazia em 1999 e o MSN não faz em 2011...A febre do programa atingiu seu auge no final dos anos 90. Com o suporte ficando cada vez mais pesado e cheio de propagandas, os usuários migraram para o MSN Messenger. Contribuiu para isso o fato do sistema operacional da Microsoft ter integrado o Windows Messenger.

Além das facilidades para o usuário leigo, como o uso de webcam e a transferência de arquivos em redes em que não havia um IP real para internet, outro motivo para a derrocada do ICQ foi a intensa campanha de marketing da Microsoft, que fez com que vários usuários migrassem para o MSN, obrigando seus (relutantes) amigos a também migrarem, já que a lista do ICQ estava ficando cada vez mais vazia (o meu caso :)).

O grande problema é que há várias funcionalidades do ICQ existentes desde 1999 que, até hoje, em 2010, o Messenger ou não conseguiu implantar, ou implantou pessimamente. Vamos a elas:


1. Mensagens offline

Apesar do recurso existir no MSN, seu funcionamento é pavoroso, pra dizer o mínimo. Não raro você recebe, por vários dias, a mesma mensagem que seu amigo mandou dias atrás, a cada vez que entra no MSN.

2. Mensagem para vários contatos

Até hoje o MSN não conseguiu um jeito de enviar mensagem para vários contatos. Quer viajar e mandar uma mensagem avisando várias pessoas de uma vez só? Bom, você vai ter de mandar um email… hehehehe.

3. Convite para aplicativos

Em 1999, se você queria jogar Quake com um amigo, bastava clicar no Invite do ICQ e escolher o aplicativo. O próprio ICQ abria o aplicativo e vocês já estavam conectados, em uma sessão, em vez de abrir o jogo, conectar-se ao servidor e procurar seu amigo lá. Essa funcionalidade valia para vários aplicativos. Hoje em 2010, o MSN ainda não tem nada assim.

4. Envio de links em massa

Tudo bem que hoje existe o Twitter, Orkut, e muita gente reclamava de spam, mas bastava marcar a opção “aceitar apenas links de amigos”. E outra: e quem não tem Twitter? No MSN vai ter que colar o link janela por janela. O ICQ te ajudava a mandar um link de determinado site para várias pessoas ao mesmo tempo, poupando trabalho.

msneicq 300x138 Coisas que o ICQ fazia em 1999 e o MSN não faz em 2011...5. Chat

O chat do ICQ permitia ver o que o amigo digitava e deixava a conversa bem mais rápida, pois às vezes você já imaginava como terminaria a frase. Sem contar que era bem mais direta, sem frufrus como os chatíssimos emoticons animados do MSN. Você podia colocar 6 pessoas na janela, sem metade da confusão que rola quando se tenta fazer o mesmo no MSN.

6. Transferência de arquivos

Sabe-se lá porque, (talvez pelo MSN usar a porta 80, que é a mesma da navegação web, e não exatamente a mais recomendada para transferir arquivos), o ICQ bate fácil o MSN na hora de transferir um arquivo. Duvida? Experimente então enviar o mesmo arquivo pelo MSN e depois pelo ICQ.

Bom, essas são só algumas considerações. Se você lembrar de mais alguma coisa que sente falta no MSN hoje em dia e que o ICQ já fazia há 10 anos, manda aí nos comentários!

You can leave a response, or trackback from your own site.

23 Responses to “Coisas que o ICQ fazia em 1999 e o MSN não faz em 2011…”

  1. […] Não Acredito: Coisas que o ICQ fazia em 1999 e o MSN não faz em 2010… […]

  2. lucky says:

    muito bom, eu tenho meu ID do ICQ até hoje…risquei ele na minha mesa e tá lá… mas fazem uns 5 anos q nao conecto.. será q dá certo ou morreu de vez? hehehehe

  3. suto says:

    Só para constar, /all no msn manda para todos uma mensagem só!

    • André says:

      Soh pra constar, isso soh funciona com msn plus, que por sua vez abre um monte de portas do pc e nao é muito recomendado.

  4. Roger says:

    invisible list/ visible list: no icq eu podia colocar meu status como invisível e mesmo assim ficar visivel para alguns contatos selecionados ou então ficar visivel para “todos” menos alguns selecionados.
    no msn, até hoje, o máximo que dá pra fazer é ficar invisível pra todo mundo ou bloquear quem você n]ãõ que rque te veja online.

  5. Renan says:

    Outro detalhe é o recurso de dar resume nos arquivos transferidos, recurso esse que até hoje a Microsoft também não implementou no MSN!

  6. Diogo says:

    Todo mundo fala mal.. Mas, todos ali em cima tem um MSN.. kkk .. O que acontece na verdade é que a Microsoft não quer copiar mais nada!1 Agora a meta é criar!! kkk

    • Jessika Dias says:

      Meu querido, nessa vida, nada se cria.

      E ainda por cima se falando da Micro$ofrete, (como disse nosso amigo Sandro Sans) TUDO se copia.

      Já assistiu o filme Os Piratas do Vale do Silício?? Lá você tem uma base…

  7. fagner says:

    Uma coisa que eu adorava no icq era a pesquisa de novos contatos… voce podia pesquisar um usuario por idade, idioma ou nacionalidade e conhecer gente nova so pelo icq, no msn vc precisa dispor do endereço de email pra contactar a pessoa!

    • Paulo says:

      pesquisa de novos contatos, com certeza…

    • Marcos says:

      Exatamente….

      Até hoje sinto falta deste recurso de busca no MSN… era muito legal poder procurar e puxar conversa com pessoas de lugares diferentes…

      Hoje no mundo do politicamente correto é um saco isso… pessoas falam em privacidade e blablabla… como se uma pessoa estranha na rua nao possa “invadir” a sua privacidade e puxar conversa tbm… :S

  8. Daniel says:

    Não querendo ser chato… mas já sendo, o icq n faz tudo isso desde 99 não… é desde 97 mesmo… mas isso é apenas detalhe 😛

    O problema mesmo, é que a microporcaria fez uma propaganda EXTREMAMENTE massiva quando a internet começou a REALMENTE se popularizar, e então os novos adeptos começaram a utilizar diretamente o msn, INCLUSIVE por causa do hotmail.

    E o pior… existiram CENTENAS de tentativas de imitar o icq antes do msn ser se quer alguma coisa… até a UOL já teve um IM.

    E como a maioria passou a migrar para o msn, o resto acabou sendo “forçado” a fazer o mesmo, pq os poucos ims que integravam listas em um só programa não tinham 1/10 das funcionalidades dos programas q tentavam unir.

    Poréeeeeeem… aos saudosos eu deixo uma informação meio que “util”:

    Se você tiver um facebook, VALE A PENA voltar a usar o icq. O seu UIN, mesmo que seja beeem velho (o meu por exemplo eh ainda de 8 digitos, em 99 já eram os de 9) pode ser “conectado” a sua conta do face como um “aplicativo”. E quando você entra no icq, é como se estivesse logado para bate papo no face. Inclusive se algum amigo seu do face também tiver icq, estiver on no icq com o mesmo linkado ao face, mesmo que n esteja no face em sí, aparecerá on em sua lista!

    Eu ao menos tenho usado bem o icq ultimamente para conversar com o povo do face via chat, e, quem sabe assim, o icq n volta a desbancar o msn? 😛

    • Verdade.
      Ainda uso o ICQ, mas confesso que em minha lista de contatos nacional está meio down.
      Mas ainda é um ótimo recurso inclusive para facebook.
      Cara, que acham de nós pararmos de mimimi e voltarmos por conta própria e voltar a usar o icq?
      Está disponível pra download e ainda funcional:
      http://www.icq.com/pt

  9. Patrick Lima says:

    Uma das ferramentas mais interessantes do ICQ era a busca por usuários.
    Buscava quem estava online na minha cidade e puxava papo sem ter que adicionar, assim como encontrava gente do mundo inteiro facilmente.

    Hoje em dia vc só consegue conversar com alguem no MSN que vc já saiba o email dela, ficando bem dificil procurar pessoas ou amigos que vc não encontra faz tempo!

  10. Felipão says:

    O icq tinha conversa ao vivo… voce escrevia e a pessoa do outro lado via oq vc escrevia na mesma hora, via oq vc apagava, oq vc falava merda depois desistia… era muito engraçado

  11. Ivan says:

    O que eu mais gostav no ICQ era a possibilidade de se encontrar as pessoas pela busca.

  12. carlos says:

    Vale lembrar que a treta comercial com a compra da mirabilis pela aol foi um caso treta, ja que a aol so queria implementar um protocolo de im e comprar o maior concorrente pra pescar essa fatia de mercado. nossa amiga mico$oft ja lascou um orçamento absurdo em cima e popularizou o msn, que vinha ja embarcado no sistema. Essa jogada de socar um aplicativo tosco no windows já teve ate tretas judiciais, visto que hoje na europa o windows não pode vir com o IE nem o media player.

    Outra coisa legal sobre a mirabilis, é que o white pages foi a primeira ideia de rede social associativa, que tem um clone bem famoso aqui no brasil, o orkut. Como era em ingles grande parte dos usuarios brasileiros não sabiam utilizar a ferramenta, mas de certa forma foi positivo pq a orkutização da internet pelos brasileiros so cravou a fama de irresponsáveis, egoistas e ignorantes que temos ai no mundo a fora.

    Mas pode vir e ir o que for, o IRC ainda permanece insuperável. Se sente falta dos ims convergindo tem a ferramenta bitlbee que via irc acessa todos os IMs.

  13. lrgamito says:

    Ai que saudade do ICQ…tenho MSN mas não gosto… Bom mesmo hoje em dia é o Skype.

  14. Coisas que o ICQ fazia em 1999 e o MSN não faz em 2010… « BLOG do Aureliano – Linux, Redes e Tecnologias says:

    […] Não acredito BLOG -15.325912 -49.117288 LikeBe the first to like this […]

  15. Carlos says:

    O que é verdade:

    Todos vocês usam windows, da microsoft que tanto odeiam.

    Todos vocês são preguiços e se acomodaram nas facilidades que a microsoft oferece nos seus produtos.

    Todos usam produto pirata e não tem direito de reclamar.

    O que é exceção:

    Não preguiçosos que tentaram e usam outro sistema operacional, ou pagam suas licenças de windows porque dão valor à produtividade que encontraram apesar dos reveses.

  16. helenovsky says:

    A transferência de arquivos do icq resumia de onde era parada. não existe isso no msn !Poderia mandar um pouco todo dia na internet discada !

  17. James says:

    Peguei muita menina com esse lance de pesquisar pessoas por cidade, área e interesses…

Quer deixar seu comentário?

What is 11 + 13 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Responda essa continha, senão o comentário não é registrado! É pra evitar spam, sabe como é, né?