Internet

MORAR EM CURITIBA – Descubra o bairro ideal para o seu perfil


 

Imagem: Pixabay

Curitiba é a capital do Estado do Paraná, presente na região Sul do país. É a oitava cidade mais populosa do Brasil e a maior da Região Sul do país. Sua Região Metropolitana possui 26 municípios, com uma população total de mais de 3,2 milhões de habitantes.

Portanto, se você estiver considerando ir viver em Curitiba, terá muitos bons argumentos. E embora seu corretor de imóveis possa preencher muitos dos detalhes gerais sobre imóveis disponíveis na cidade, vale a pena fazer sua pesquisa antes de se mudar para uma nova cidade ou bairro, além de se comprometer com uma compra residencial.

Além de parar as pessoas na rua para obter informações – e ser saudado por olhares estranhos e ariscos – existem maneiras muito mais fáceis de sentir como é realmente viver em um determinado bairro em Curitiba.

E o melhor de tudo: você pode fazê-los de longe! Para começar, você pode obter informações locais sobre vários bairros da cidade pela internet. Então, para facilitar as coisas, vamos dar uma breve pincelada aqui neste post sobre alguns dos melhores bairros para se viver na capital paranaense! Acompanhe a seguir!

Formação dos bairros de Curitiba

Curitiba é um importante centro cultural, político e econômico da América Latina e sedia a Universidade Federal do Paraná, criada em 1912 – a primeira do Brasil. No século XVIII, a localização favorável de Curitiba entre o campo da pecuária e os mercados levou a um comércio de gado bem-sucedido e à primeira grande expansão da cidade. Posteriormente, entre 1850 e 1950, cresceu devido à extração madeireira e à expansão agrícola do Estado do Paraná (pelo cultivo de erva-mate e café e, nos anos 1970, de trigo, milho e soja).

Na década de 1850, levas de imigrantes europeus chegaram a Curitiba, principalmente alemães recém chegados que buscavam casa para alugar no Bom Retiro, italianos, poloneses e ucranianos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade e, especialmente de seus bairros. A maior expansão de Curitiba ocorreu após a década de 1960, com um planejamento urbano inovador que permitiu que a população crescesse de algumas centenas de milhares para mais de um milhão de pessoas.

Características dos bairros curitibanos

A maioria dos bairros de Curitiba nasceu pela formação de grupos coloniais, compostos por famílias de imigrantes europeus logo na segunda metade do século XIX. O centro da cidade é a área mais movimentada, abrigando a maioria das instituições financeiras de Curitiba. De maneira geral, os bairros de Curitiba definem as divisões geográficas da cidade, que possui 75 bairros.

Curitiba é uma das poucas cidades brasileiras com Índice de Desenvolvimento Humano muito alto (0,856), tanto que recebeu o Prêmio Cidade Sustentável Global, concedido a cidades e municípios que se destacam no desenvolvimento urbano sustentável, levando muita gente a comprar apartamento no Juvevê por esse motivo. A taxa de criminalidade de Curitiba é considerada baixa pelos padrões brasileiros e a cidade é considerada uma das cidades mais seguras do Brasil para a juventude. A cidade também é considerada a melhor para se investir no Brasil.


Região central

A região central de Curitiba envolve o bairro do centro, composto por inúmeros comércios e área financeira na Avenida Marechal Deodoro. Um pouco mais adiante, encontramos também o Centro Cívico, onde estão localizados os principais prédios do Governo Municipal e também estadual. Este foi o primeiro bairro do município de Curitiba, tendo sido concebido em 1953, com a maior independência advinda da criação de um novo estado. Em agosto de 2011, o Centro Cívico foi classificado como um conjunto urbano e arquitetônico. Estão protegidos os prédios do eixo central da Avenida Cândido de Abreu, como a Praça 19 de Dezembro, Colégio Estadual Tiradentes, Tribunais, Prédios de Contas e Júri, Palácio do Iguaçu, Museu Oscar Niemeyer e Praça Nossa Senhora da Salette. Compõe a região central mais abaixo ao centro da cidade os bairros do Portão, Água Verde, Batel e São Francisco. Se você tem um perfil urbano, estes bairros serão ideais para você!

Região Norte

A região ao norte de Curitiba é bastante desenvolvida e contempla bairros importantes para a cidade, como o Cabral, Alto da Glória, Ahú, Juvevê, Pilarzinho, Vista Alegre, Bom Retiro e Mercês, por exemplo. Um pouco mais ao norte ainda, encontramos os famosos bairros do Bacacheri, Boa Vista, Tingui, Atuba, Santa Cândida, São Lourenço e Abranches. Quem busca por apartamento à venda no Cabral encontrará todo tipo de construções, inclusive de alto padrão. O bairro é considerado uma excelente pedida, sendo bastante estruturado e contendo vias rápidas que levam à toda a cidade, além de acesso às rodovias que levam ao sudeste do país. Se você quer sossego e uma vivência mais familiar, estes bairros são ideais para você!

Região Leste

A região leste de Curitiba é mais voltada à classe média, tendo em sua região o Jardim Botânico, importante cartão postal curitibano. Na região o interessado em viver na capital paranaense também encontrará, além do bairro homônimo ao parque, a região do Cristo Rei, Hugo Lange, Capão da Imbuia, Jardim das Américas, Uberaba, Tarumã e o sossegado Jardim Social, que contém muitas casas de alto padrão e requinte de incríveis condomínios fechados. Se você quer um custo de vida não muito salgado, mas não abre mão de viver bem, estes bairros são ideais para você!

Região Sul

Esta área é a mais populosa da cidade, envolvendo bairros de classe média e baixa, bastante concorridos por quem vem a Curitiba para tentar uma nova possibilidade de emprego e a possibilidade de desenvolvimento de carreira. Destacam-se os bairros do Novo Mundo, Boqueirão, Capão Raso, Hauer, Xaxim, Tatuquara e Pinheirinho. O bairro é cortado pela BR-116, que leva os transeuntes à região sul do país. Se você gosta de uma boa vizinhança e quer viver em uma região mais comunitária e popular, estes bairros são ideais para você!

Região oeste

Com alto desenvolvimento nos últimos anos, a região oeste de Curitiba tem crescido significativamente. Assim, tem sido composta por bairros de muito apelo a quem deseja investir em imóveis. Destacam-se na região o Bigorrilho (Champagnat), Campo Comprido, Orleans, Santo Inácio, Ecoville, Mossunguê, Santa Felicidade, Seminário e Campina do Siqueira. Se você deseja viver com estilo, numa das regiões que mais crescem em Curitiba ou investir em imóveis na capital paranaense, estes bairros são os ideais, pois crescem exponencialmente!

Agora que você conheceu um pouco sobre algumas das principais regiões e bairros curitibanos, aproveite e compartilhe este post!

Recomendados para você:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

What is 11 + 15 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Responda essa continha, senão o comentário não é registrado! É pra evitar spam, sabe como é, né?