O candidato Cabo Daciolo (Patriota), durante o primeiro debate das Eleições 2018, questionou Ciro Gomes sobre o que seria a União das Repúblicas Socialistas da América Latina (Ursal)? A Ursal existe mesmo? Ciro Gomes estaria por trás deste plano ? Entenda mais sobre.

Ciro Gomes, foro de São Paulo e Ursal

Primeiramente, vamos entender o contexto dessa história, que já está ganhando inúmeros compartilhamentos nas redes sociais. Vamos lá.

O primeiro debate presidencial para as eleições de 2018 aconteceu na Band TV. Mas, não foram às propostas dos presidenciáveis que ganharam repercussão e, sim, o questionamento do candidato Cabo Daciolo sobre o que seria um “plano maior”, arquitetado pelo também concorrente ao trono, Ciro Gomes (PDT).

Veja a pergunta feita por Cabo Daciolo: “um dos fundadores do Foro de São Paulo, o que teria a dizer sobre o plano da Ursal?”. Ciro, com ar de graça, negou o envolvimento com o foro e disse desconhecer a sigla.

Pronto! Depois disso, as redes sociais, blogs e tudo mais não pararam de falar sobre a União das Repúblicas Socialistas da America Latina, ou melhor dizendo, Ursal.

No entanto, a pergunta que não quer calar: a Ursal existe mesmo? Veja a resposta no próximo tópico.

Plano Ursal vai unir os países da América Latina?

O debate, que aconteceu no dia 09 de agosto de 2018, foi regado por diversas propostas a fim de levantar o Brasil da profunda crise econômica. A primeira troca de farpas dos candidatos a ocupar a cadeira da Presidência da República, ministrado pela Band TV, também foi marcado por declarações que até viraram meme na internet, no caso a Ursal.

Mas, se você estava feliz (ou triste) com o que seria a implementação do plano aqui na America do Sul, saiba que é a Ursal nunca existiu. Entenda o caso:

A Ursal foi usada em tom de ironia por uma socióloga, em 2001

Após o quebra pau nas redes sociais, a verdadeira “criadora” do plano Ursal deu às caras. Em entrevista para a Folha de São Paulo, a socióloga aposentada Maria Lucia Victor Barbosa afirmou ser a inventora da sigla, que foi usada ironicamente como crítica a um encontro do Foro de São Paulo, naquele mesmo ano, em Havana.

No evento, participaram Luiz Inácio Lula da Silva e o então ditador de Cuba, Fidel Castro.

Naquela época, os Estados Unidos queria criar a Alca (Área de Livre Comércio das Américas), e Lula discursou contra a este projeto, dizendo ser o fim da integração latino-americana.

Sendo assim, naquele mesmo ano, a socióloga criou a sigla Ursal, em um artigo chamado “Os Companheiros”, publicado na internet e compartilhado em milhares de blogs e comunidades.

Veja a frase original que menciona o “plano”:

“Mas qual seria, me pergunto, essa tal integração no modelo Castro-Chávez-Lula? Quem sabe, a criação da União das Repúbliquetas Socialistas da América Latina (URSAL)?”

Depois disso, o “plano Ursal” viralizou até chegar ao debate das eleições 2018.

Em resumo, a Ursal nunca existiu e Ciro Gomes não é um dos fundadores do Foro de São Paulo. Ah, Cabo Daciolo está precisando entrar um pouquinho no nosso site para evitar a propagação de fake news.

One thought on “Projeto Ursal existe mesmo? Saiba a verdade sobre a fala de Cabo Daciolo!”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *