Tecnologia: 7 dicas para a bateria do seu notebook durar mais!


Veja como algumas medidas simples podem fazer sua bateria durar bem mais…

notebook Tecnologia: 7 dicas para a bateria do seu notebook durar mais!

Meses atrás falei sobre um programa que ajudava a fazer a bateria do notebook durar mais, nesse post. Muita gente gostou e pediu muitas sugestões, então decidi reunir aqui algumas dicas para fazer sua bateria durar mais. Vamos a elas:

1. Fuja do calor


Se você quer que sua bateria dure mais, fuja de ambientes onde há muito calor, use seu notebook em superfícies mais frias e procure lugares mais ventilados. O aquecimento força os componentes da bateria e terminar com sua carga mais rápido, podendo reduzir sua vida útil.

2. Não deixe CD’s ou DVD’s dentro do drive

Eles podem ser acionados quando seu notebook é ligado ou quando você abre o windows explorer, que tenta exibir o conteúdo das mídias, o que certamente gasta mais bateria.

3. Regule o brilho do monitor

Sempre que for usar o notebook somente na bateria o ideal é que você deixe o brilho mais fraco. Isso diminui o consumo de energia e garante maior duração da bateria.

4. Desligue o micro em vez de hibernar

Hibernar, fechando a tela, só quando necessário. A bateria continua trabalhando, embora menos, quando o notebook hiberna. Use essa função só quando for usar o note novamente em pouquíssimo tempo. Caso contrário, salve tudo e desligue.

5. Wireless

Os dispositivos wireless embutidos em alguns notebooks devoram energia enquanto procuram pontos de acesso. Por isso, desative o acessório quando não estiver trabalhando em uma rede sem fio. Dispositivos USB e PC Cards também são devoradores da energia dos notebooks. Portanto, se não estiverem em uso, desative-os.

6- Configurações de energia

O próprio Windows está preparado para gastar menos quando você está usando somente a bateria. Vá até o painel de controle do seu notebook e procure pela opção “configurações de energia”. Aqui é possível escolher o modo que gasta menos quando está na bateria e que gasta mais quando está na tomada. Em alguns casos o desempenho da máquina é reduzido, mas você pode testar qual configuração te atende melhor.

7. Mouse

Não parece, mas mouses ópticos são devoradores de energia, principalmente aqueles que com luzes fortes e piscando a todo instante. Se você estiver na bateria somente, tente usar apenas o touchpad e desplugue o mouse.

E entào pessoal, curtiram nossas dicas? Breve posto novas aqui, ok?

Fontes: PC World & Digi

You can leave a response, or trackback from your own site.

4 Responses to “Tecnologia: 7 dicas para a bateria do seu notebook durar mais!”

  1. Marcelo says:

    posta umas dicas de como fazer a vida útil dela durar mais! Isso é sempre uma recomendação complicada nos manuais.

    Hehe sempre é algo do tipo:

    Folheto:
    para maior duração da vida útil da bateria consulte guia da bateria

    Guia da bateria:
    para maior duração da vida útil da bateria consulte o manual do usuário na seção “uso da bateria”.

    Manual do usuário:
    Para maior duração da vida útil da bateria consulte o folheto que acompanha o produto.

    E aí você fica 3 horas procurando o tal folheto sem saber que é aquela merda que você leu no começo que não diz nada!
    hahahahhaa
    pelo menos hp é assim xD

  2. Tuzzao says:

    Ótima matéria…
    Eu, que só tenho notebook, preciso usá-lo em ambientes que, as vezes, não tem tomadas e fico na base da economia de bateria.

    Mas acredito que hibernar o notebook, além de não consumir bateria, é um método muito bom para não ficar naquele liga/desliga do sistema… não acha?

  3. Thiago says:

    Ótimas dicas. Eu evito ao maximo nao usar a bateria, faço assim: se estou em casa não uso bateria, tiro ela do notbook e uso somente na tomada, só uso bateria quando preciso sair com o notbook e não tem tomada para ligar.

  4. Pedro says:

    São 3 os principais fatores que determinam a capacidade da bateria.

    O mais importante pra garantir vida útil na bateria é a temperatura.Se a bateria estiver carregada e o laptop ligado na tomada , o sistema não usa a bateria e não degrada sua vida , mas o calor gerado pelo computador já é suficiente para lentamente estragar a bateria.Então ao usar em casa use na tomada sem a bateria estar conectada.

    Outro fator é o ciclo de carga.A bateria é feita para aguentar 100% da capacidade em até cerca de 200 ciclos de carga.Um ciclo de carga é uma descarga completa seguida de uma carga completa.Se você descarregar apenas 20% e voltar a carregar 20% será apenas 20% de um ciclo , aumentando a vida da bateria.Ou seja , evite ao máximo descarregar a bateria completamente com frequencia.

    Outro fator é a idade , inevitavelmente baterias com 2-3 anos já vão apresentar uma capacidade de cerca de 50% do original , depende do uso e abuso que elas sofreram nesse tempo levando em consideração os fatores acima.

    Tem algumas outras coisas também mas isso , com certeza , determina 90% da vida útil de uma bateria de laptop.

Quer deixar seu comentário?

What is 13 + 8 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANTE! Responda essa continha, senão o comentário não é registrado! É pra evitar spam, sabe como é, né?